Você sabe o que é Hidradenite Supurativa?
O dia 06 de junho é conhecido como o Dia Mundial da Hidradenite Supurativa, uma doença crônica caracterizada pelo surgimento frequente de lesões inflamadas, como nódulos ou caroços, nas regiões onde crescem os pelos.
Essas lesões às vezes doem, e podem gerar desconforto ou mau cheiro devido ao pus que pode aparecer. Além disso, quem possui a HS tem lesões frequentemente nas axilas, virilha, nádegas, mamas, couro cabeludo, região atrás das orelhas e pálpebras. Quando as lesões começam a aparecer em áreas repetidas, cicatrizes se formam nos lugares.
Origem e aparecimento
A origem da Hidradenite Supurativa ainda é desconhecida, mas estudos já conseguem definir alguns fatores como relacionados. São eles:
- Genética
- Antecedentes familiares
- Hormônios
- Uso do tabaco
- Obesidade
Ela é uma doença que pode acarretar pessoas de todas as idades. Em quem a possui, o aparecimento das lesões começa na puberdade ou no início da vida adulta.
HS afetando a vida
A Hidradenite Supurativa afeta 41 a cada 10 mil brasileiros e é mais comum em mulheres do que em homens. Devido ao fato de reduzir a qualidade de vida e afetar questões como saúde mental e autoestima, ela é uma doença mais dolorosa do que apenas as lesões.
Esses impactos psicossociais mostram a necessidade de se tratar a HS. O tratamento dessa enfermidade é feito com acompanhamento médico dermatológico e varia de acordo com o estágio da doença, baseando-se no uso de antibióticos orais, corticoides e procedimentos cirúrgicos (quando necessários em casos de reparo ou enxerto).
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O