Os primeiros anos de vida de uma pessoa são muito importantes e definem muitas questões na vida dela, principalmente quando falamos de saúde. É imprescindível que os pais estejam atentos ao que a criança diz (ou se ela chora bastante e fora dos momentos comuns) para entender o que está acontecendo, mantendo em mente todas as doenças que uma criança possa estar suscetível a, se não for cuidada da maneira correta.
Para evitar algumas doenças perigosas de antemão, existem alguns pontos com os quais os pais devem estar atentos 100% do tempo. Apesar de serem pontos que devemos levar em consideração durante toda a vida, na primeira infância sua importância se intensifica.
Alimentação saudável
É comum que crianças mais novas prefiram comer alimentos industrializados e/ou com bastante açúcar, e é dever dos pais acalmar esse possível vício logo na infância. Se uma pessoa come de maneira saudável, ingerindo frutas, verduras e legumes, por exemplo, desde pequena, é mais provável que esse hábito se mantenha na vida adulta.
Entretanto, também é necessário manter em mente que as crianças podem e devem ingerir alimentos mais agradáveis ao paladar de vez em quando. Uma boa frequência é permitir com que elas comam esse tipo de alimento uma vez por semana, como pizzas e hambúrgueres.
Atividades físicas
Exercitar o corpo é um ato que garante uma melhor qualidade de vida, além de diminuir a probabilidade de diagnóstico de várias doenças. Hoje em dia, é comum que crianças e adolescentes sejam mais sedentárias, devido ao invento dos aparelhos que permitem jogos online, mas é importante que os pais reforcem a necessidade de participar de brincadeiras que movimentam o corpo – não só por saúde, mas também para garantir com que as crianças interajam umas com as outras.
Higiene
Também é esperado que diversas crianças tenham aversão a hábitos de higiene no começo da vida, como tomar banho ou escovar os dentes. Entretanto, os pais devem driblar esse problema focando em facilitar o processo para os pequenos e em dar pequenas recompensas a eles; dessa forma, a criança será mais suscetível a fazer o ato sem reclamar.
Se os pais permitirem com que a criança pule essas etapas, ela não desenvolverá importantes hábitos de higiene. Na rotina dela, tem de sempre haver o momento do banho, de escovar os dentes, de cortar as unhas, etc.
Vacinas e exames
Um dos momentos da vida que mais nos vacinamos contra diversos tipos de doenças é na infância. Essas vacinas nos protegem de enfermidades que poderiam ser problemas no começo, meio ou fim da vida. Por mais que muitas crianças tenham medo de agulhas, os pais devem reforçar a ideia de que vale a pena encarar a dor para manter a saúde.
Além disso, os check-ups aqui são ainda mais imprescindíveis. Muitos exames laboratoriais são realizados nessa idade, e ignorá-los podem fazer algumas doenças passarem despercebidas. Lembre-se que descobrir doenças tardiamente pode significar mais dificuldade na cura.
Principais doenças na infância
Para você, pai ou mãe, manter-se de olhos abertos, vamos conhecer algumas doenças muito comuns que acometem crianças. Um médico sempre deve ser consultado nas suspeitas de alguma delas.
- Caxumba
- Rubéola
- Sarampo
- Infecção no ouvido
- Infecção na garganta
- Fraturas
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Atendemos as crianças e as famílias pensando no melhor para todos.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O