Celebrado no dia 08 de julho, o Dia Mundial da Alergia é destinado a falar sobre a doença sistêmica e conscientizar as pessoas sobre essa condição clínica. Hoje em dia, é extremamente normal que pessoas tenham alergia, o que não torna a doença menos preocupante ou que não devemos nos precaver e nos cuidar. Felizmente, com o avanço da medicina nos últimos anos, é possível viver uma vida plena se o paciente alérgico começar o tratamento precoce ou preventivamente.
O que é alergia?
Uma manifestação exagerada do sistema imunológico, a alergia desencadeia reações tanto imediatas quanto em longo prazo. Nosso sistema imunológico é responsável por reconhecer e combater um corpo estranho, chamado cientificamente de antígeno. Porém, nas situações alérgicas, esse sistema desencadeia uma reação de defesa exagerada, que acarreta a produção de uma grande quantidade de substâncias como citocinas, histaminas, entre outras. O resultado pode ser percebido imediatamente, como vermelhidão na pele e coceiras ao longo do corpo. Mais tardiamente e dependendo da situação, o encaminhamento hospitalar pode ser necessário.
Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Causas
Alguns exemplos de causas comuns de alergia são possíveis de serem citados, mas é importante frisar que essa doença é considerada uma reação adversa, além de poder ser causada pelas mais diversas origens. Exemplos mais corriqueiros são:
- ácaros
- fungos
- alguns tipos de medicamentos
- nozes
- picadas de insetos
- pelos de animais domésticos
- alguns frutos do mar
- pólen das flores
- algumas plantas específicas
Sintomas
É necessário estar atento aos principais sintomas da alergia para perceber uma possível crise alérgica. Como dito anteriormente, essa doença pode levar até mesmo a condições hospitalares, por isso, prestar atenção aos sintomas é imprescindível. São eles:
- Espirros constantes
- Olhos lacrimejantes
- Tosse
- Chiado no peito
- Coriza
- Coceira na boca e orelhas
- Dor de estômago
- Erupções cutâneas
- Inchaço dos lábios, da língua ou da garganta
Tratamento
O tratamento correto e completo da alergia requer acompanhamento médico. Através da intervenção clínica, o médico pode indicar (entre outros medicamentos):
- loções de calamina
- pomadas com corticoides
- vasoconstritores nasais
- antialérgicos orais
- corticoides
Reforçamos: o tratamento tem muito mais sucesso quando acompanhado clinicamente – muitas vezes, a automedicação não é suficiente.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Se tiver passando por crises alérgicas, nos procure.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O