O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O Setembro Vermelho, que acontece por conta do Dia Mundial do Coração (29 de setembro), é uma campanha que destaca a importância dos cuidados com a saúde cardíaca, levantando a conscientização sobre as doenças do coração.
Doenças agudas ou crônicas que afetam o coração podem ser perigosas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. As principais doenças desse tipo que podemos citar são:
- Arritmia cardíaca;
- Artrose;
- Aterosclerose;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Cardiomiopatia;
- Cardiopatia congênita;
- Doença arterial periférica;
- Endocardite;
- Estenose mitral;
- Estenose pulmonar;
- Hipertensão;
- Infarto;
- Insuficiência cardíaca;
- Prolapso da válvula mitral;
- Sopro no coração;
- Taquicardia Ventricular;
- Tumor cardíaco.
Fonte: Rede D’or
Pela vasta quantidade de enfermidades que podem afetar o órgão, é necessário estar sempre atento às causas e aos sintomas dessas doenças. Viver uma vida o mais saudável possível é o melhor caminho para proteger o coração, por mais clichê que isso pareça: por isso, como boas estratégias de prevenção, procure sempre se exercitar, alimentar-se bem, evitar o fumo e controlar o estresse.
Principais fatores de risco
Algumas escolhas de vida não tão saudáveis são as principais causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, outros pontos são poderosos nesse processo. Mantenha a atenção a:
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Estresse.
Fonte: Diagnósticos do Brasil
A importância do check-up do coração
A campanha do Setembro Vermelho nasceu também para fortalecer a importância da população manter um check-up cardiológico frequente. Muitas doenças desse tipo são descobertas durante o check-up; vale reforçar que, com a descoberta precoce, a cura sempre vem com mais facilidade.
Alguns exames são solicitados pelo cardiologista durante o check-up do coração. Essa lista varia de paciente a paciente, por isso é importante procurar um médico da área para conversar sobre quais exames serão necessários no seu check-up.
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, alguns exemplos de exames que podemos citar são:
- eletrocardiograma (ECG);
- teste ergométrico (ou eletrocardiograma de esforço);
- holter 24 horas;
- ecocardiograma com doppler;
- monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA).
É recomendado que, se você não mostra nenhum sintoma de doença cardiológica, o check-up anual deve ser iniciado aos 35 anos de idade. Porém, caso haja histórico na família, esse número desce para os 30 anos de idade.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de cardiologia está preparado para te receber, seja na realização de um check-up ou na busca por um diagnóstico específico.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O