Um fato preocupante começou a aparecer: o número de casos de câncer em pessoas jovens tem aumentado nos últimos tempos. Mesmo que o câncer seja uma doença sem idade, é mais comum que ele afete pessoas mais velhas. Entretanto, recentemente, a incidência dessa enfermidade em pessoas mais novas está gradativamente aumentando, o que preocupa profissionais em todo o mundo.
A incidência do câncer no Brasil
O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil e em todo o mundo. São esperados 704 mil casos novos de câncer em nosso país para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançado no final de 2022 pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Conscientização e prevenção até mesmo para pessoas jovens
Quem é jovem não está totalmente livre da chance de desenvolver um tumor maligno. Por isso, é de extrema importância que todos mantenham a atenção e reforcem os cuidados com a saúde, para evitar com que essa doença tão perigosa e dolorosa afete cada vez mais pessoas.
Apesar da maioria dos casos acontecer aos 60 anos ou mais, o chamado “câncer de início precoce” tem aumentado em muitas partes do mundo (fonte: Uol). Medidas preventivas podem ser adotadas para reduzir o risco de desenvolver câncer. Entre as principais estratégias de prevenção, destacam-se:
- Alimentação saudável
- Atividade física
- Evitar o tabagismo
- Consumo moderado de álcool
- Proteção solar
- Exames de rotina
Evidências dos diagnósticos em pessoas mais novas
O câncer é uma doença que não possui apenas um fator de causa. Entre os motivos que podem levar ao seu desenvolvimento, o envelhecimento sempre foi um muito proeminente. Portanto, parece que essa doença estar acometendo pessoas jovens vai de contrário a essa ideia, mas algumas evidências que fortalecem a incidência do câncer em uma idade mais jovem são:
- Adoção de dieta pouco saudável, rica em alimentos processados, gordura e carne vermelha
- Sedentarismo
- Obesidade
- Tabagismo
- Exposição a produtos químicos e à poluição do ar
- Consumo excessivo de álcool
- Privação do sono
Essas tomadas de estilo de vida têm sido cada vez mais recorrentes na tenra idade. Com o aumento dessas questões, o índice de câncer em pessoas de todas as idades vem aumentando, justamente pela evolução das escolhas de vida pouco saudáveis.
Então, fica o alerta: não subestime essa doença só porque você acredita “ser novo demais para isso”. O perigo está aí e, infelizmente, ele é presente para todos. Caso você esteja com suspeitas de câncer, mantenha a calma: a cura existe!
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer. O Hospital Mater Dei Santa Clara ressalta o compromisso da instituição nessa jornada de esperança e solidariedade.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O