Em conjunto a uma boa alimentação, dormir bem é muito importante para manter uma boa saúde. Cuidar do sono pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas garantir com que seu corpo tenha o tempo necessário de descanso diariamente faz com que sua saúde esteja ainda mais assegurada.
Durante o sono, nosso corpo libera a produção de hormônios, consolida a memória e fortalece o sistema imunológico. Além disso, dormir bem também melhora o humor, reduz o estresse e diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Com cada pessoa tendo uma rotina diferente e considerando as mudanças diárias na vida, é normal que a quantidade de sono de alguém varie dia após dia. Entretanto, é importante tentar garantir uma média de 8 horas de sono diárias, sem interrupções, para que o nosso organismo tenha tempo de reparar o corpo. Mesmo que esse seja o tempo geral recomendado por especialistas, a quantidade ideal de sono muda de idade à idade.
- Adultos precisam de 7 a 8 horas de sono por dia;
- Adolescentes precisam de 8 a 10 horas de sono por dia;
- Crianças precisam dormir cerca de 9 a 13 horas por dia;
- Para bebês, é necessário dormir de 12 a 16 horas por dia.
Fonte: Hospital São Matheus
Riscos e cuidados
Dormir menos que o necessário com frequência apresenta alguns riscos para a saúde. Além de o funcionamento ideal do organismo ser prejudicado, algumas doenças possuem mais chances de serem desenvolvidas em pessoas que dormem pouco. Diabetes, hipertensão e obesidade são exemplos de questões relacionadas à falta de manutenção do sono, além de problemas de saúde mental (como a ansiedade e a depressão).
Para evitar tal agravamento e construir uma maior facilidade em ter boas noites de sono, algumas dicas são valiosas:
- Abandone o celular antes de dormir. Ficar conectado ao aparelho te retira horas de sono e dificulta com que você desligue sua mente para dormir;
- Evite quaisquer outras atividades estimulantes logo antes de ir para a cama, para que seu corpo entenda que está na hora de descansar;
- Não coma comidas pesadas antes de deitar, porque isso dificulta com que o sono te atinja com mais facilidade;
- Evite ter cochilos longos durante o dia, que tiram seu sono destinado ao horário noturno;
- Prepare bem o ambiente em que irá dormir, mantendo a luz apagada, o lugar silencioso e a cama confortável;
- Evite vícios que possam atrapalhar seu sono, como o alcoolismo e o tabagismo;
- Crie uma rotina com horários regulares para dormir, para fazer seu corpo entender com mais facilidade que está no momento de descansar.
Lembre-se: mesmo se tiver problemas para dormir seguindo todas as recomendações, é importante consultar um neurologista, profissional da saúde especializado nos distúrbios do sono.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Se estiver apresentando problemas para dormir, nos procure.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística – Hora de falar sobre essa doença rara
Dia 5 de setembro é considerado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose
Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla – Saiba mais sobre a condição
O dia 30 de agosto é, no Brasil, destinado à celebração da conscientização sobre a
Dia da Gestante – Cuidados importantes durante o processo da gestação
Celebramos o Dia da Gestante no dia 15 de agosto, e usamos a data para