O ato de fumar afeta todo o organismo, o que deixa, consequentemente, o fumante propenso a contrair ou desenvolver várias doenças, como câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas.
E, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 brasileiros morrem a cada dia por conta dessas consequências do tabagismo.
Mas, o que muitos não sabem é que fumar também contribui para outros tipos de câncer e doenças do sistema digestivo. Sim, o refluxo é um exemplo e ele pode aumentar o risco do fumante desenvolver câncer de esôfago.
Por isso, para comemorar o Dia do Combate ao Fumo, convidamos o cirurgião digestivo, Dr. Carlos Humberto da Silva Junior, do Hospital Santa Clara, para falar um pouco sobre tabagismo, refluxo e câncer de esôfago.
Boa leitura!
O que é refluxo, quais os sintomas e o qual o tratamento?
Refluxo é uma doença digestiva que tem como principal característica o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. De acordo com o cirurgião digestivo, Dr. Carlos Humberto da Silva Junior. “A DRGE é uma das doenças mais comuns da gastroenterologia e afeta cerca de 12 a 20% da população brasileira”.
Mas, qual a ligação com o tabagismo? O fumo enfraquece o esfíncter inferior do esôfago (músculo entre o esôfago e estômago) que previne a volta do conteúdo estomacal para o esôfago.
E, o estômago é protegido naturalmente contra os ácidos por ele produzido para fazer a digestão dos alimentos, mas o esôfago não. Por isso, quando o esfíncter inferior do esôfago se enfraquece, o conteúdo do estômago pode voltar para o esôfago, gerando o refluxo.
Entre os sintomas mais comuns estão azia e a regurgitação. “O paciente também pode apresentar halitose, boca amarga, dor de garganta, tosse crônica, dor torácica, disfagia (dificuldade para engolir) e odinofagia (dor para engolir).” explica o especialista.
Desse modo, para se ter o diagnóstico, de acordo com o Dr. Carlos Humberto, “baseado nos sinais e sintomas apresentados, os médicos solicitam exames como a endoscopia digestiva e a phmetria esofageana.”
Feito isso e descoberto a doença, o tratamento tem como objetivo controlar os sintomas, cicatrizar as lesões e prevenir complicações. Para isso, o paciente deve fazer o uso de medicamentos associados a medidas dietético comportamentais e existe ainda a opção de cirurgia.
“O tratamento cirúrgico pode ser indicado em algumas situações especiais como: falência do tratamento clínico, presença do esôfago da barret e na presença de hérnia de hiato volumosa associada”, explica o doutor.
Qual a relação do tabagismo, refluxo e câncer de esôfago?
O tabagismo tem uma relação direta com a doença do refluxo, como explicamos acima. Assim, tendo refluxo e sendo fumante, as chances de desenvolver câncer de esôfago são grandes.
De acordo, com o Dr. Carlos Humberto, “pacientes tabagistas tem um maior risco de desenvolver formas graves do refluxo e suas complicações com esofagite erosiva, estenose e câncer de esôfago.”
Ou seja, o câncer de esôfago tem uma relação estreita com o hábito de fumar, como afirma o cirurgião digestivo Dr. Carlos Humberto. “Já foram identificados mais de sessenta agentes carcinogênicos na fumaça do cigarro. O tabagismo está relacionado aos dois tipos mais frequentes de câncer de esôfago. Atua diretamente como fator de risco ao carcinoma espinocelular e indiretamente ao facilitar o refluxogastroesofagico que é o principal fator de risco para o esôfago de barret e adenocarcinoma.”
Desse modo, caso o diagnóstico seja esse, o recomendado é procurar um médico da área e começar os tratamentos em questão.
Diante do apresentado, podemos concluir, como alerta o Dr. Carlos Humberto, que a solução seria para de fumar, pois, “interromper o tabagismo tem um papel central no tratamento da doença do refluxo e na prevenção de suas complicações como o esôfago de barret e câncer de esôfago”, finaliza.
Ou seja, cuide da sua saúde e diga não ao tabagismo.
Gostou do texto? Veja os dados do Dr. Carlos Humberto. Clique aqui!
Dr. Carlos Humberto da Silva Junior.
Cirurgião Digestivo no Hospital Santa Clara
CRM: 43502 – MG
3 Responses
Olá! Estou pesquisando alguns coisas e vim parar aqui. Bom
trabalho. Estava pesquisando dicas de seguro, e vim parar
aqui, muito foi legal.
Sou a Karine Lima, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Que bom que você gostou Karine! Continue navegando pelo nosso site!