Exame de próstata e… só? Um dos maiores erros em relação à urologia é o fato de boa parte da população acreditar que ela é uma especialidade que trata apenas do câncer de próstata. Isso não é verdade, porque a urologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas a todo o sistema urinário, tanto em homens quanto em mulheres.
Doenças comuns que são tratadas no setor urológico
As patologias cujos tratamentos são feitos por um urologista afetam pessoas em diversas idades, desde a infância até a terceira idade. Separando por idade, vamos conhecer quais são as doenças mais comuns nos sistemas urinário e reprodutor:
Crianças: nessa fase da vida, a doença mais comum tratada pelo setor urológico é a fimose. Ela é o excesso de pele que recobre o pênis dificultando com que a glande (cabeça do pênis) seja exposta. Essa condição tende a desaparecer com o passar do tempo, mas se na adolescência ela persistir, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção da pele.
Jovens e adultos: para eles, as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são as mais comuns. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual e são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Além disso, cálculos renais ou pedras nos rins também são relativamente frequentes em pessoas nessa fase da vida. Eles são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.
Idosos: em homens idosos, uma doença muito comum é a hiperplasia prostática benigna (HPB), um aumento não canceroso da próstata que causa dificuldade na micção e diminui a qualidade de vida dos homens, principalmente a partir dos 50 anos de idade.
Além disso, obviamente, temos o câncer de próstata: uma doença silenciosa que requer um tratamento precoce para que haja altas chances de cura. Ele é o câncer mais frequente em homens, logo após o câncer de pele.
O paciente não deve esperar os sintomas do câncer de próstata aparecerem para procurar um urologista. É recomendável que o preventivo seja iniciado aos 50 anos de idade, com exceção dos casos de incidência prévia na família – nesse caso, o preventivo deve ser iniciado 5 anos antes, aos 45 anos.
Na fase inicial, esse câncer pode não apresentar sintomas. Quando ele apresenta, os sintomas são ligados à restrição do esvaziamento da bexiga, ou seja, são aqueles que modificam o ato de urinar de alguma forma. Preste atenção a:
- dificuldade de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato da urina;
- aumento no número de vezes em que você precisa ir ao banheiro urinar durante o dia ou à noite;
- demora para começar ou terminar de urinar;
Outros sintomas que podem aparecer com o avanço da doença são:
- dor pélvica;
- sangue na esperma;
- emagrecimento sem outra explicação.
Exames urológicos no Mater Dei Santa Clara
O Hospital Mater Dei Santa Clara oferece diversos exames na área da urologia para os pacientes. Através da diversidade de tratamentos, podemos atender pessoas de todas as idades e fazer valer nosso compromisso com a qualidade pela vida. Alguns dos exames realizados em nosso hospital são:
Estudo urodinâmico: muito conhecido entre as mulheres, esse é um exame que avalia a incontinência urinária feminina e a obstrução urinária masculina. Ele basicamente mostra se a bexiga está cumprindo sua função de armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar uma micção normal.
Cistoscopia: através de uma câmera (cistoscópio) introduzida no canal urinário do (a) paciente, o médico consegue identificar várias patologias, como cálculos renais, câncer de bexiga e doenças da uretra.
Biópsia de próstata: um procedimento que, através da remoção de pequenas amostras da próstata, pode diagnosticar o câncer de próstata. Aqui, no Mater Dei Santa Clara, esse procedimento é feito com sedação, um diferencial que garante ainda mais conforto ao paciente.
Cirurgia ambulatorial: essa é uma cirurgia em que o paciente recebe alta hospitalar ainda no mesmo dia, isso porque ela está em um regime de não internação e não precisa de cuidados especializados no pós-operatório.
Observação: esses são apenas alguns exemplos de exames urológicos realizados.
Saúde em Foco – Urologia e o Combate ao Câncer de Próstata
Demos início ao primeiro episódio de nosso novo programa: a websérie Saúde em Foco. Para esse programa inicial, tivemos a honra de receber o Dr. Fábio Santos, médico especialista em Urologia do Mater Dei Santa Clara. Em uma conversa informativa e esclarecedora, trouxemos à tona importantes questões relacionadas à saúde urológica, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de próstata.
Assista o programa para entender ainda mais sobre esse setor tão importante para a saúde masculina e feminina:
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de urologia é completo para te atender.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O