Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu a II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Uberlândia, organizada pelo Hospital Santa Clara. O evento contou com palestras de vários médicos renomados e com assuntos atuais e relevantes para a classe médica. Foram dois dias de muito aprendizado, atualização e relacionamento. Um momento de muito conhecimento e troca de experiência entre os participantes e os palestrantes. Foram mais de 140 inscritos, em sua maioria médicos e residentes de Uberlândia e também de outras cidades da região, como: Patos de Minas, Araguari, Araxá, Uberaba e Ituiutaba. A segunda Jornada também foi modernizada, com uma estrutura adequada no Hotel Gran Executive para receber os patrocinadores e também os participantes, que este ano, contaram com um material completo para os dois dias de evento, sendo: pastas, blocos, canetas, cafés, almoço e claro, a tradicional receptividade mineira.
De acordo com Ana Paula Lo Gullo, supervisora de marketing do Hospital Santa Clara, a comunicação da Jornada veio mais completa e direcionada através do site, tudo criado para melhorar a interação com os participantes. “Todas as inscrições foram online, a jornada ganhou um site e uma comunicação bastante extensiva. Tudo isso, auxiliou para que todos os participantes tivessem comodidade na hora da compra e também no check-in do evento, o que garantiu com precisão o número de participantes para a emissão dos certificados. Ver a união da classe médica da região em um evento deste nos deixa orgulhosos em idealizar a Jornada, ultrapassamos os limites do mercado e voltamos os olhares para o meio científico. A comissão junto com a organização do evento está cada vez mais motivada em realizar os próximos e colocar a Jornada no calendário dos ginecologistas de Uberlândia e região, sempre mantendo um evento com qualidade e focado no melhor atendimento à população”, comentou Ana Paula.
Material personalizado
A ginecologista e obstetra, Dra. Larissa Bronhara Pelá, que fez parte da comissão organizadora, afirma que este evento foi pensado para melhorar a capacitação dos médicos. “Jornadas como esta são muito importantes e faltava evento como este na nossa região. Existem excelentes congressos em São Paulo, Rio de Janeiro e capitais. Aqui no interior de Minas Gerais estava faltando um evento nesse nível e a II Jornada foi excelente”, comentou Dra. Larissa Pelá.
“Este evento é muito importante para o médico agregar conhecimento. A Jornada teve palestras de renome nacional e até de congressos internacionais. Trazer uma jornada como esta para Uberlândia é motivo de muito orgulho”, explica Dra. Tânia de Fátima Alves que, além de ginecologista é uma das organizadoras do evento e Diretora Técnica do Hospital Santa Clara.
O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP, Dr. Rui Ferriani, foi quem debateu sobre “quando seria o melhor momento para engravidar”. “É importante, para o ginecologista, fazer esse tipo de orientação sobre os hábitos de vida da mulher, conscientizá-la quanto ao uso do fumo, orientar qual é o melhor momento para engravidar e quando não consegue engravidar, qual o primeiro passo para o tratamento. Em minha aula abordei sobre a endometriose, que é uma doença que acomete muitas mulheres jovens. Outro tema que também ministrei na Jornada foi sobre ‘como evitar a gravidez’ e orientar a paciente que existem várias formas modernas de prevenir, como o anel vaginal, DIU e implante. É indispensável o aconselhamento para que a mulher escolha o melhor método anticoncepcional a ela, e nós como médicos temos que levar a informação e orientar da melhor forma possível”, afirmou Dr. Rui.
Dr. Rui Ferriani
O Dr. Ricardo Cavalli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto falou sobre medicações que são utilizadas para evitar o parto prematuro e, assim, preservar a vida do bebê. A prematuridade hoje ocorre em cerca de 15% das gestações e ela pode ser evitada. Outro assunto falado na Jornada foi sobre hipertensão arterial na gravidez. “Ela atinge cerca de 10% das mulheres grávidas e é responsável por elevadas taxas de mortalidade dessas mulheres, ou seja, é uma doença grave que leva à morte da mãe e do bebê, por isso, foi muito importante falar sobre esse assunto”, confirmou Dr. Ricardo.
A Jornada de Ginecologia e Obstetrícia contou com o apoio de professores locais, uma delas foi a professora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Dra. Camila Toffoli Ribeiro. “Esse evento é bastante interessante, porque unimos os colegas do âmbito acadêmico com os médicos da cidade, que exercem a prática de consultório, hospitais privados e da maternidade municipal, isso promove um crescimento muito grande para a saúde da nossa cidade”, explicou Dra. Camila. Ela comandou um momento interativo, onde foi usado um aplicativo no celular para fazer uma votação de respostas para perguntas comuns no consultório.
Aplicativo utilizado na aula interativa
Outra participante local foi a ginecologista, Dra. Angélica Debs Diniz. “Sem dúvida, o aperfeiçoamento dos médicos é importantíssimo. Se realmente estamos colaborando para a qualidade de vida da população, então isso reflete diretamente no bom atendimento e na qualidade de vida dos nossos pacientes, que é o nosso maior foco”, disse Dra. Angélica.
De acordo com a Ginecologista e Obstetra, Dra. Leandra Régis Rodrigues, que faz parte também da comissão organizadora da Jornada, este evento vem sacramentar a medicina de Uberlândia. “Temos uma média de 300 ginecologistas na cidade, uma medicina de alta qualidade, excelente, comparada aos melhores lugares do mundo. O fato de termos na cidade eventos como este, aumenta ainda mais o nosso estudo e a eficácia que a gente pode ter com bases científicas”, conclui Dra. Leandra Regis Rodrigues.
Além das palestras citadas acima, a Jornada também trouxe como assunto: Ecocardiografia Fetal, com o Dr. Alberto Borges Peixoto; Conduta na Amniorrexe Prematura e Aspectos Atuais no Diagnóstico e Conduta na RCIU, com o Dr. Mário Dias Corrêa Júnior; A Importância das LARCS na Prática Clínica e Hormônio versus Trombose, Definindo Riscos, com o Dr. Silvio Francesquini.
A II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Uberlândia superou as nossas expectativas, com uma organização impecável. Com certeza para 2018 o evento virá ainda mais forte e com temas importantes levantados até mesmo pelos próprios participantes por meio de pesquisa de satisfação. A organização da Jornada agradece a todos os patrocinadores e apoiadores por auxiliarem na idealização do evento.
Comissão Organizadora da 2ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Uberlândia
Comissão Científica e palestrantes do dia 15/9
Comissão Científica e palestrantes do dia 16/9
Equipe Hospital Santa Clara
Clique aqui e acesse a galeria completa de fotos.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O