A tuberculose é uma doença infecciosa que muitos ainda associam ao passado. Entre o século XIX e XX, matou milhares de pessoas e após os avanços na área da saúde, começou a ficar menos em evidência. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2003 a 2013, a taxa de mortalidade por tuberculose caiu em 20,7%. Mas mesmo assim, a erradicação dessa doença ainda é um grande desafio para o país.
Um estudo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aponta que a maior parte da população tuberculosa é composta por homens. Isso acontece porque geralmente eles estão mais expostos aos riscos, tem uma dieta mais desequilibrada, bebem mais, vão menos ao médico e quando já estão doentes, tendem a abandonar o tratamento com mais facilidade.
Segundo a pneumologista do Hospital Santa Clara, Dra. Ana Alice Londero, a tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch (BK), uma bactéria que pode ficar presa junto a pequenas gotículas de saliva, resultando na transmissão via área. “Geralmente essa doença é transmitida via inalação, seja por respiração, tosse ou espirro”, diz a médica. Ela ainda explica que normalmente, pessoas com baixa imunidade, que já tem alguma doença e alcoólatras são mais propensas a terem a tuberculose.
A pneumologista esclarece que os principais sintomas da doença são a tosse, rápido emagrecimento, fraqueza e febre baixa. “O tratamento é feito nos postos de saúde e basicamente são a base de medicamentos, podendo durar até seis meses”, afirma Ana Alice. Diante disso, é importante se atentar aos sinais da doença, principalmente quem frequenta lugares muito aglomerados diariamente, como grandes centros urbanos e transportes públicos.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Ana Alice Londero
Especialidade: Medicina do Trabalho / Tisiologia / Pneumologia
CRM: 26798 RQE: 29710 /7971 / 7972
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O