Trombose venosa pode provocar embolia pulmonar
O desprendimento do coágulo pode levar a consequências fatais, dependendo do tamanho e da área atingida.
Causada pela formação de coágulos no interior das veias, a trombose venosa profunda (TVP), em sua maioria, acomete os membros inferiores e tem caráter assintomático. Os principais sintomas são inchaço, dor e vermelhidão.
O nosso organismo é preparado para coagular o sangue quando há algum ferimento e evitar o sangramento. Quando esse processo ocorre dentro do vaso sanguíneo, sem que haja ferimento, considera-se trombose. Esse coágulo pode se desprender, percorrer os vasos sanguíneos e se instalar em locais que impedem o sangue de circular em órgãos importantes.
Fatores de risco:
- Fazer uso de anticoncepcional;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Insuficiência cardíaca;
- Idade avançada;
- Anormalidade genética do sistema de coagulação;
- Cirurgias de médio e grande porte;
- Demais situações que necessitem de uma imobilização prolongada.
Entre as complicações da trombose está a embolia pulmonar. Ao percorrer os vasos sanguíneos, o coágulo pode obstruir a corrente sanguínea que chega ao pulmão e impedir o processo de circulação natural. Os sintomas mais aparentes são a falta de ar, dor torácica, tosse seca ou com sangue, ansiedade, febre baixa e batimentos rápidos do coração.
O angiologista Dr. Marcondes Figueiredo orienta que pessoas predispostas a desenvolverem trombose precisam praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebida alcóolica ou cigarro e manter o peso dentro dos limites saudáveis. “O diagnóstico é estabelecido com base nos sintomas e nos fatores de risco confirmados por exames laboratoriais e de imagem”, completa.
Uma vez diagnosticado, o tratamento pode ser feito por medicamentos anticoagulantes e que ajudam a dissolver os trombos. Casos extremos exigem intervenção cirúrgica.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O