Constantemente ouvimos falar que os sentimentos como tristeza, medo, estresse e depressão podem causar doenças. E isto é verdade. O coração, por exemplo, pode ser maltratado conforme o acúmulo destes sentimentos. Pessoas deprimidas e angustiadas acabam deixando de lado também a preocupação com atividades físicas e alimentação adequada, favorecendo então a qualquer tipo de doença que teria predisposição.
De acordo com o clínico médico e geriatra do Hospital Santa Clara, Dr. Diogo Kallas Barcellos, o estresse libera hormônios que podem prejudicar bastante o coração.
“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol. Também deixa de produzir outras, como dopamina e serotonina, que são protetoras, levando a longo prazo ao enrijecimento das artérias do coração”, é o que explica Dr. Diogo.
Estudos já confirmaram que os problemas causados por estes hormônios, em pessoas que já têm o histórico de doenças do coração, aumentam o risco de morte.
A correria do dia a dia, o luto, insatisfação com o corpo, problemas na vida amorosa ou no trabalho, tudo isso pode ser capaz de facilitar o aparecimento de doenças como: aumento da pressão arterial, AVC e até trombose. “A tristeza profunda, em associação com outros males como o tabagismo, sedentarismo, obesidade e diabetes, podem favorecer o aparecimento de doenças como o infarto e insuficiência do músculo cardíaco”, afirma Dr. Diogo.
O ideal a se fazer é procurar manter a calma, tentar solucionar os problemas que causam angústia e tristeza com a prática de atividades físicas, consulta ao psicólogo, se necessário, e mudar o estilo de vida. O esporte serve como uma válvula de escape para o estresse. É confirmado que quem mantém este hábito não necessita comer muito ou tomar grandes doses de álcool na tentativa de se acalmar. Manter o contato com as pessoas e as atividades sociais também auxilia nestes casos, além da extrema importância de dormir bem.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Diogo Kallas Barcellos
Especialidade: Geriatra
CRM: 36755
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O