Em condições normais a transpiração acontece para controlar a temperatura interna do organismo. Ingestão de comidas condimentadas, ansiedade, febre, exercícios físicos e aumento da temperatura ambiente podem desencadear esse fenômeno, o que é natural. A Hiperidrose é o termo médico utilizado para definir o suor excessivo e alguns tratamentos podem amenizar os sintomas.
A hiperidrose acomete 1% dos brasileiros, sendo extremamente desconfortável, além de causar dificuldades de relacionamento social e transtornos psicológicos. Qualquer região do corpo pode ser acometida, sendo mais frequente nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas.
Imagem Ilustrativa – Fonte: sites.uai
As glândulas responsáveis por essa liberação do suor são as écrinas, presentes em todo o corpo e responsável pelo equilíbrio da temperatura corporal e apócrinas, localizadas principalmente nas axilas e na área genital, produzem o suor gorduroso e causador do mau cheiro.
A dermatologista Camila Laranjo, do Hospital Santa Clara, explica que a hiperidrose é considerada um problema crônico e de longa duração, mas existem alguns tratamentos capazes de controlar a situação. “Os tratamentos clínicos como o uso de antiperspirantes, adstringentes, palmilhas absorventes, uso de medicações ansiolíticos, anticolinérgicos e antidepressivos e iontoforese têm resultados variáveis, conforme a gravidade do problema. A aplicação local de toxina botulínica também mostra resultados favoráveis, mas tem duração de cerca de 6 meses. Pode ser feito também o tratamento cirúrgico com a simpatectomia torácica, que é uma cirurgia considerada de baixo risco e apresenta bons resultados, principalmente nos casos mais graves”, afirma.
Traçando o perfil do hiperidroso, podemos dizer que as pessoas obesas, ansiosas, com hipertireoidismo e que estão na fase da menopausa tendem a sofrer com essa doença, mas existem os casos genéticos em que não apresentam nenhuma das características citadas anteriormente.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Camila Laranjo
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O