Ao longo de 12 anos de atendimento em consultório de pacientes ortopédicos, chama muita atenção um número alto e cada vez mais frequente de doenças que acometem os joelhos. À medida que a população envelhece casos como artrose, tenossinovites, lesões meniscais e ligamentares são cada vez mais comuns.
Na parte interna dos joelhos e parte inicial das pernas, 4 tendÅ�es inserem no osso da tíbia para poder executar a flexão do membro inferior no dia-a-dia. Quando esta área fica sob estresse biomecânico ou por fraqueza muscular global do paciente, pode-se desenvolver um processo inflamatório local denominado bursite ou tenossinovite da pata-de-ganso.
Acomete, principalmente mulheres devido relação do quadril com joelho ser mais valgo, ou seja, o centro de gravidade passar mais interno e o peso exercer fator mecânico de stress nos tendões da pata de ganso. Portanto, quando associa-se um vetor de força sobre os tendões pode acumular uma pressão exagerada no local e uma fricção sobre o osso determinando o processo de dor.
O tratamento deve ser baseado no perfil do paciente, mas infiltração local, analgésicos e anti-inflamatórios seguidos de gelo, fisioterapia e fortalecimento leves com treinos alongados de musculação em séries de 4 de 30 repetições são suficientes para resolver a maioria dos casos.
Fonte: Dr. Vicente Carlos Franco Macedo – ortopedista do corpo clínico do Hospital Santa Clara.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O