Do dia primeiro ao dia sete de agosto é celebrada a Semana Mundial da Amamentação. Há 22 anos a data é comemorada oficialmente em mais de 120 países. Tudo começou em um encontro entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que resultou no documento chamado “Declaração de Innocenti”. São quatro objetivos da Declaração:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
A fim de seguir essas ações, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Para promover as metas da “Declaração de Innocenti”, essa organização deu início a Semana de Aleitamento Materno. A cada ano é lançado o tema a ser trabalhado na Semana, mas pode ser adaptado em cada país.
Esse ano o Hospital Santa Clara vai promover uma ação especial para as mães. O berçário vai intensificar o curso sobre a importância do aleitamento materno, realizando os encontros todos os dias* e ainda, as mamães vão receber uma lembrança personalizada. “Vamos mobilizar as mães que derem a luz nesta semana, promovendo uma seção de fotos com elas e seus bebês na hora do aleitamento. A foto será revelada e entregue como forma de homenagear cada mãe que aceitou amamentar sue filho. Vamos entregar também, balões metalizados com a hashtag #EUAMAMENTO, para que a própria família e amigos durante as visitas possam se lembrar da importância da amamentação”, revela Ana Paula, supervisora de marketing.
Orientação sobre a importância da amamentação
Semanalmente a enfermeira Andressa Pinheiro reúne as mães que tiveram o bebê no hospital para ressaltar a importância da amamentação natural e tirar possíveis dúvidas. Esse é um atendimento exclusivo para pacientes internadas no Hospital Santa Clara.
*Exceto sábado e domingo
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O