O primeiro mês de ano é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde mental: Janeiro Branco. O projeto que começou em 2014, como uma iniciativa de psicólogos uberlandenses, visa promover reflexão e prevenção da saúde mental. A demanda é evidenciar a importância da saúde mental para a qualidade de vida, diante da população, autoridades, instituições públicas e privadas e os meios de comunicação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca essa importância, e declara que só é possível ser saudável quando há um completo bem-estar físico, social e mental. Esse último, não diz respeito somente à ausência de transtornos mentais, a entidade afirma que o individuo só está saudável mentalmente quando consegue realizar suas próprias habilidades, lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e fazer contribuições à comunidade.
Ao longo do tempo as pessoas vêm apreendendo e se prevenindo das patologias e cuidados do corpo/físico, se atentando para alimentação saudável e atividades físicas. Porém esquecem que o “painel de controle” é a mente/psique e que é preciso o equilíbrio. A campanha Janeiro Branco, busca justamente prevenir e combater o adoecimento emocional da humanidade e fazer um alerta que é preciso cuidar da mente, “quem cuida da mente cuida da vida” – um dos temas do Janeiro Branco.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O