É muito comum as pessoas associarem a saúde com o corpo e se esquecerem do bem-estar emocional.
Vivemos numa velocidade onde tudo é pra ontem. Somos bombardeados 24 horas por dia com notícias, anúncios, posts em redes sociais, entre várias outras distrações. Nós absorvemos tanta coisa que não nos damos conta de que nossa mente vai entrando em sobrecarga.
Dessa forma e sem perceber, vamos nos sentindo cada vez mais ansiosos, angustiados e depressivos.
Segundo dados do levantamento nacional COVITEL 2023, foi apontado que 26,8% dos brasileiros já foram diagnosticados com ansiedade. Desses, 31,6% estão na faixa dos 18 aos 24 anos, faixa etária que representa os maiores índices de ansiedade no Brasil.
O mesmo estudo ainda apontou que 12,7% dos entrevistados já sofreram algum caso de depressão.
Entendendo a saúde mental e o bem-estar emocional
Ao nos depararmos com os termos saúde mental e bem-estar emocional, aparentemente estamos nos referindo à mesma coisa. Porém, existem algumas nuances que indicam diferenças entre eles.
Enquanto a saúde mental se refere a questões psicológicas, neurológicas e mentais, englobando em sua amplitude a sanidade e o tratamento de distúrbios da mente, o bem-estar emocional (ou saúde emocional) trata-se do gerenciamento de sentimentos, comportamentos e emoções. Em suma, refere-se ao estado de espírito da pessoa.
Quando estamos em um estado de bem-estar emocional, tudo ao nosso redor parece mais leve. Com isso, podemos notar uma série de benefícios, como:
- Melhora da autoestima;
- Mais autoconfiança;
- Melhor qualidade do sono;
- Aumento da disposição;
- Mais equilíbrio psíquico e comportamental;
- Mais resistência emocional frente a situações de estresse.
Também é possível observar uma melhora significativa em nossos relacionamentos e até em nossa capacidade de aprendizado.
5 dicas para promover o bem-estar emocional
Monitore seus pensamentos e emoções
A autoavaliação é muito importante para que possamos perceber que tipos de pensamentos e emoções surgem à medida que somos desafiados por situações de estresse ou desconforto.
Quando conseguimos racionalizar o mínimo que seja sobre essas emoções, podemos controlá-las para que elas não causem alguma consequência desproporcional e inadequada que nos traga algum problema maior.
Invista em atividades prazerosas
Uma ótima forma de manter sua saúde emocional em dia é equilibrar suas emoções com atividades que promovam o seu bem-estar.
Atividades assim nos ajudam a canalizar nossas energias e sentimentos, auxiliam em nossa concentração e ainda nos premiam com ótimos momentos no nosso dia a dia.
Tenha uma alimentação equilibrada
A alimentação é uma grande aliada em nossa busca pelo bem-estar emocional. Com a ingestão de nutrientes adequados em nosso organismo, além de estarmos cuidando do nosso corpo, também proporcionamos a saúde da mente, uma vez que esses nutrientes podem prevenir diversos transtornos, como irritabilidade, ansiedade e depressão.
Organize sua rotina
Saber gerenciar seu tempo e dedicar uma quantidade de horas para cada tipo de tarefa, como trabalho e entretenimento, é uma ótima maneira de otimizar seu dia, gerando a sensação de mais controle e satisfação.
Tente não se comparar
Sabemos que as comparações surgem automaticamente, especialmente quando falamos de redes sociais.
No entanto, embora pareça clichê, é importante entender que o caminho do outro pertence somente a ele. Podemos sim nos inspirar em aspectos positivos da vida de terceiros, porém é fundamental termos o cuidado para não fazermos comparações que gerem autocobrança excessiva com metas irreais e que nos causem frustrações.
Esteja perto de quem você ama e, se precisar, busque ajuda profissional
Além dessas dicas, é sempre importante lembrar de cultivar bons relacionamentos com pessoas queridas, sejam da família ou amigos.
E, por último, mas não menos importante, procurar ajuda de um profissional em saúde mental, fazer terapia ou participar de grupos relacionados ao tema também são ferramentas que você pode utilizar para cuidar da sua mente e promover mais sua qualidade de vida.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro sobre dicas de saúde e bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O