O Hospital Santa Clara é o primeiro de Uberlândia e região a conquistar o selo de Canadian Council on Health Service Accreditation, em todos os seus serviços, através da IQG Health Services Accreditation. Na última segunda-feira (28), foi realizada a cerimonia de entrega da placa da certificação, que reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pelo hospital aos seus pacientes.
O evento contou com a presença do CEO do IQG no Brasil, Dr. Rubens Covello. Ele explica que a acreditação é um movimento mundial e 90% dos países já possuem esse processo, que tem como foco o paciente. “Estamos contentes de estarmos em Uberlândia entregando o primeiro selo internacional de Acreditação na cidade e na região, conquistado pelo Hospital Santa Clara. No Brasil temos entre 5 e 6 mil hospitais e menos de 2% tem um selo da Acreditação Canadense e o Santa Clara conquistou com muito esforço e dedicação, atendendo a metodologia e protocolos, afim de garantir a melhor qualidade e assistência ao paciente”, comentou Dr. Rubens.
O diretor executivo do IQG afirma que as avaliações do hospital mostraram que o Santa Clara possui um atendimento diferente das outras regiões. “O Santa Clara tem um jeito de atender o paciente diferente, um jeitinho mineiro, acolhedor, isso nos chamou muito a atenção. Agora o hospital possui uma metodologia internacional com um atendimento ainda mais humanizado”, elogiou o Dr. Rubens.
Dr. Rubens Covello CEO do IQG e o diretor administrativo, Dr. Luiz Alessandro de Moraes
A diretora clínica do Hospital, Dra. Daniela Falqueto Alvim, ressalta o significado da certificação para o Santa Clara e para a cidade. “Isso significa que nossos pacientes receberão atendimento com um nível internacional de qualidade. Estamos muito honrados por fazer parte de um movimento nacional e internacional, que preza a segurança dos pacientes e uma melhora no sistema de saúde”, afirmou Dra Daniela.
A acreditação reconhece as instituições que possuem processos seguros e de qualidade, por meio de uma avaliação imparcial do serviço de saúde, com base em um roteiro e equipe técnica treinada. A conquista da acreditação exige um caminho longo e com muitas estratégicas. A diretora técnica do Santa Clara, Dra. Tânia de Fátima Alves, conta que o processo durou 2 anos. “Foi a consagração de 2 anos de trabalho, esforço, aprendizado e mudanças de conduta do nosso corpo clínico e colaboradores. Tudo com o objetivo de melhorar nosso atendimento ao cliente e proporcionar maior segurança ao nosso paciente”, disse Dra. Tânia.
Dr. Rubens Covello e o diretora técnica Dra.Tânia de Fátima Alves
A coordenadora de Marketing do Hospital Santa Clara, Ana Paula Lo Gullo, afirma também a importância desse selo para os pacientes. “Essa acreditação eleva o nível de prestação do serviço hospitalar em Uberlândia e região, garantindo melhorias na assistência aos clientes, envolvendo todo o corpo clínico e equipe multidisciplinar, trazendo um ambiente cada vez mais seguro para todos. É um marco histórico, nós somos o primeiro hospital da região a receber a acreditação, somente 52 hospitais no Brasil possuem esse selo. Com esse reconhecimento importante damos início as comemorações festivas também de aniversário de 70 anos do Santa Clara”, comentou Ana Paula.
Equipe de gestores recebem a placa oficial
O diretor administrativo do Santa Clara, Dr. Luiz Alessandro de Moraes, completa que essa é uma conquista para todos. “Sem dúvidas é um certificado importante, não só para o Santa Clara, mas para toda Uberlândia. Ter a Acreditação na cidade, representa desenvolvimento. Trabalhamos internamente na capacitação das pessoas e desenvolvimento das competências, hoje temos padrões internacionais de qualidade e segurança no hospital”, ressaltou Dr. Luiz Alessandro.
Santa Clara comemora conquista em coquetel
Sobre a acreditação
A acreditação é uma maneira formal de avaliação e reconhecimento das instituições que possuem processos seguros e de qualidade. Uma vez acreditada, a instituição recebe um selo de reconhecimento que tem validade variável e inferior a 5 anos (nenhuma é vitalícia). Após o vencimento, a instituição precisa passar novamente pelo processo de avaliação caso queira renovar o selo.
A acreditação é uma estratégia que aumenta a segurança do paciente, melhora a colaboração e a comunicação entre as equipes, promove a qualidade dos serviços prestados, aumenta a credibilidade da instituição com clientes, fornecedores e profissionais e transmite confiança para o comprador e às autoridades reguladoras sobre os produtos, processos ou serviços avaliados.
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