O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma enfermidade que atinge ou já atingiu de 5% a 10% da população segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
É comum o diagnóstico em pessoas acima de 40 anos, mas a doença pode atingir adolescentes e crianças.
A pedra nos rins é resultado da saturação de sais e outras substâncias que ficam saturadas na urina formando os cálculos, que geralmente são eliminados espontaneamente. Quando não causam obstrução urinária podem evoluir para uma infecção ou provocar a presença de sangue na urina.
A ingestão insuficiente de líquidos é uma das principais causas da formação de cálculos renais, beber pouca água prejudica a eliminação dos sais minerais do organismo que se acumulam lentamente até formarem a pedra. Outros fatores de risco são alta ingesta de sódio e histórico familiar.
O exame mais preciso para diagnosticar a doença é a tomografia de vias urinárias sem contraste, solicitado após o histórico clínico.
Já a cirurgia é indicada em casos que o especialista, de acordo com o seu conhecimento e experiência, os indicar. Dependendo do tamanho e localização do cálculo e se existem ou não comorbidades, como afirma o urologista Eliezer Narciso. “O diagnóstico de cálculo renal está mais moderno e eficaz e a cirurgia tende a ser o último dos recursos, para pacientes com cálculos maiores, acompanhados de dor, infecção, hematúria ou obstrução”, disse.
O especialista também fala sobre a importância da atenção ao tratamento. “É preciso que o paciente seja persistente e siga as instruções médicas com rigor. Pois, caso o tratamento não seja seguido à risca, há a possibilidade da perda de um dos rins”, afirma o médico.
Livre-se desta pedra no caminho
Existem diversas maneiras para evitar a doença, desde a ingestão de líquidos a medidas dietéticas. Confira as dicas:
- Pratique esportes e atividades físicas;
- Beba muita água. De 2 a 3 litros ao longo do dia;
- Evite sal e açúcar em grande quantidade;
- Evite refrigerantes. Principalmente os que são a base de cola.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Eliezer Antônio Narciso
Especialidade: Urologista
CRM: 21861
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O