De acordo com a endocrinologista do Hospital Santa Clara, Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin, um dos fenômenos que podem levar à reposição hormonal masculina é o hipogonadismo.
Segundo ela, o hipogonadismo masculino é uma deficiência que pode ocorrer em qualquer faixa etária e pode ocasionar diferentes sintomas. “Quando surge na infância ou adolescência apresenta-se como puberdade tardia, e na fase adulta, pode levar à diminuição da libido, disfunção erétil, infertilidade, diminuição da massa magra e da força muscular e queda ou diminuição dos pelos, dentre outros sintomas”, afirma a médica.
Além disso, a médica conta que as disfunções hormonais em homens podem ser causadas por problemas em várias áreas do corpo e que a presença de um especialista é fundamental para a avaliação e tratamento correto. “Deve-se investigar a causa dessa deficiência de testosterona que pode ser em decorrência de problemas na hipófise, no hipotálamo ou mesmo no testículo. Essa investigação deve ser acompanhada por um especialista da área, no caso um endocrinologista, que indicará a reposição do hormônio”, comenta Maria Regina.
Ela também alerta para o fato de que, como todo tratamento, além do acompanhamento, é essencial que o médico esteja atento ao quadro de cada paciente, pois existem contraindicações para a reposição hormonal. “Dentre as principais contraindicações para a reposição hormonal estão suspeita ou câncer comprovado de próstata ou de mama masculino”, explica.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin
Especialidade: Endocrinologia
CRM: 46930 RQE: 19937
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O