O câncer de mama não tem somente uma causa, por isso o tratamento faz com que a pessoa reestruture toda a sua rotina e adquira cuidados com a saúde. Principalmente para quem faz mastectomia, que é a cirurgia para retirada da mama infectada com intuito de evitar que o tumor cresça e se espalhe.
Depois desse procedimento e de todo o tratamento recomendado pelo oncologista é possível retornar à uma vida normal, no entanto, ainda é preciso reforçar alguns cuidados para que a doença não retorne.
De acordo com a oncologista clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Márcia Rachel da Fonseca, é normal que alguns efeitos colaterais da quimioterapia permaneçam mesmo com o tratamento finalizado. “Sintomas como: boca seca, falta de apetite, dificuldade para engolir, dificuldades no paladar e olfato com dificuldades. Com o tempo, esses incômodos tendem a passar”, explica a médica.
Pensando nisso, separamos 4 cuidados que você deve tomar após a retirada do câncer de mama! Confira!
1 – Mantenha hábitos saudáveis
Os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento devem permanecer ao longo da vida. O corpo precisa de uma boa reserva de nutrientes para recuperar as forças perdidas com os altos e baixos da doença.
Por isso, coma, no mínimo, duas porções de frutas e verduras diariamente e diminua as gorduras. Um acompanhamento com nutricionista é fundamental para garantir que todos os nutrientes estejam na sua dieta com uma quantidade satisfatória.
2 – O que evitar no local operado
Evite qualquer tipo de machucado, arranhão e cortes na região operada. Evite também tirar as cutículas e roer as unhas, costurar sem dedal de proteção e tome cuidado com picadas de insetos e animais.
Além disso, tente não carregar bolsas e pacotes pesados. E sempre que for andar no sol, use protetor solar!
3 – Faça fisioterapia
A fisioterapia serve para a reabilitação do paciente, pois o objetivo é garantir a movimentação ativa dos membros. Por isso, são feitos exercícios com alongamentos, terapia manual e relaxamento.
Essas seções estimulam a circulação nos membros ao redor do local da cirurgia, ajudam na cicatrização, diminuem a dor, previnem complicações nos tendões e músculos, e ajudam a realinhar a postura adequada.
4 – Mantenha o tratamento psicológico
O câncer é uma doença tão complexa que afeta não só o organismo, mas também fragiliza a saúde mental do paciente. O período de tratamento requer uma força muito grande e, sem ajuda psicológica e de uma base de apoio familiar é muito difícil enfrentar.
A ansiedade, medo da doença voltar e o sentimento de fragilidade podem insistir em ficar, mas você deve lutar contra eles. Assim, cuide do corpo e das emoções. Voltar a trabalhar ou praticar um hobby pode te ajudar nessa questão de se sentir ativa e útil!
Pronto! Com esses cuidados fica mais fácil reestruturar sua rotina e ainda assim cuidar da sua saúde!
Veja os dados da Dra. Márcia, cliquei aqui!
Dra. Márcia Rachel da Fonseca
Oncologista clínica no Hospital Santa Clara
CRM: 47149 – MG
3 Responses
Após a cirurgia uma dor fora do normal e braço inchado
Obrigada por essas importantes orientações!!
Retirei apenas um nodulo maligno do seio esquerdo, só precisei fazer 15 sessão de radioterapia. Já faz 8 meses, sinto que o seio esquenta muito quase todos os dias. O que pode ser?