A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) alerta que, após os quarenta anos, a mamografia é muito importante para a mulher e deve ser realizada anualmente. Além disso, manter um estilo de vida saudável é fundamental, mas não exclui a importância de consultar um médico regularmente.
Mas, você conhece quais são os principais exames que toda mulher deve fazer? A maioria não. Pensando nisso, conversamos com a Dra. Denise Lara Oliveira Muniz Santos, ginecologista do Hospital Santa Clara. Ela explica quais as principais doenças afetam a mulher moderna e como evita-las.
Quais as doenças mais afetam as mulheres?
Atualmente, as principais doenças da mulher são: a síndrome do ovário policístico, câncer de mama, infecções urinárias, vulvovaginites (corrimentos e infecções vaginais) e a endometriose.
Como evitá-las?
O principal fator de profilaxia dessas doenças é um estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana “Manter o peso adequado, atividade física regular ter hábitos higiênicos, tomar bastante água e, principalmente, ter uma boa alimentação e fazer os exames de rotina a cada um ano”, explica a doutora.
A partir de quando a jovem precisa ir ao ginecologista anualmente?
A jovem saudável precisa ir ao ginecologista a partir do momento que ela inicia a vida sexual. “Se a vida sexual for iniciada tardiamente, ela pode procurar um ginecologista sempre que houver sintomas como menstruação excessiva, cólicas fora do normal, algum corrimento” alerta Dra. Denise.
Quais são os exames necessários para um check-up da saúde feminina?
Anualmente, os principais exames que toda mulher deve fazer são: citologia vaginal (mais conhecido como Papanicolau) que é feito para prevenção do vírus do HPV e câncer de colo de útero, a mamografia nas mulheres a partir de quarenta anos e ultrassom transvaginal caso ela tenha queixas com relação a sangramento e dor pélvica; Exames laboratoriais como: hemograma, exames para colesterol, diabetes, tireoide, hormonais, também entram no check-up para verificar a saúde da mulher.
Como manter uma boa saúde?
Uma boa saúde é o reflexo do seu estilo de vida. Cuide-se e não espere um sintoma grave para procurar um médico. Qualquer sintoma ou desconforto que não esteja de acordo com o que você está acostumada procure um especialista para averiguar o que está acontecendo. As doenças, quando diagnosticadas precocemente, têm mais sucesso no tratamento e os sintomas são mais brandos.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O