Se você acha que só as crianças devem ter seus cartões de vacinas atualizados, você está bem enganado! As vacinas devem ser tomadas por toda a vida, a fim de induzirem o nosso corpo a produzir respostas imunológicas e assim, nos proteger de doenças com objetivo de erradicá-las.
Ou seja, o simples ato de se vacinar é muito importante para a prevenção de muitas doenças e vai além da prevenção individual. Com essa atitude, você protege toda a comunidade e ajuda a diminuir os casos de doença naquela região.
Além disso, para fortalecer esse movimento de vacinação, independente da idade, dia 17 de outubro é considerado o Dia Nacional de Vacinação e, por isso, conversamos com a pediatra do Hospital Santa Clara, Dra. Cristiane Ambrósio, sobre a importância de tomar vacinas!
Boa leitura!
Preciso vacinar mesmo sem ter casos da doença no meu estado?
Sim! De acordo com a Dra. Cristiane, “hoje, vivemos em mundo onde muitas pessoas substituem as evidências científicas por aquilo que elas acreditam que seja verdade. E assim, começam a questionar a necessidade das vacinas, já que muitas doenças desapareceram. Entretanto, isso só aconteceu por causa da segurança e eficácia das vacinas. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche e Hepatite, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização no Brasil.”
Entretanto, o que preocupa, como explica a pediatra, é que “nos últimos anos, a cobertura vacinal vem caindo, pois as famílias tem progressivamente deixado de aplicar algumas doses de vacina nas crianças e isso tem propiciado a volta de doenças que estavam erradicadas em nosso país como é o caso do sarampo mais recentemente.”, explica a doutora.
O que é o movimento anti-vacinas?
O movimento anti-vacinas é a falsa ideia de que se vacinar pode ser prejudicial à saúde. E, mesmo que essas informações não são baseadas em fatos comprovados pela Medicina, as pessoas acreditam.
Como explica a Dra. Cristiane: “Infelizmente, no mundo atual notícias falsas e fantasiosas e sem nenhum respaldo científico se espalham com enorme velocidade e enganam as pessoas de todas as classes sociais.”
E, esse movimento tem mostrado seus dados nas campanhas de vacinação. O estado de Minas Gerais, por exemplo, não atingiu alcance mínimo recomendado pelo Programa Nacional de Imunização em nenhuma das vacinas indicadas para crianças de até 1 ano de idade em 2020.
Assim, o índice de cobertura vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95% e a campanha desse ano ficou abaixo de 70%. Uma realidade triste, pois como explica a Dra. Cristiane, “não se vacinar é deixar as portas abertas para vírus e bactérias entrarem no seu organismo”.
A falta da vacina para o Covid-19 nos mostra a importância da vacinação
Sim! Com a pandemia do novo coronavírus estamos vivenciando o que é um mundo sem vacinas. E com essa ‘falta’ fica evidente a importância da vacinação de todos, como explica a Dra. Cristiane: “a Medicina avançou muito nos últimos cem anos, mas sem dúvida alguma, uma das maiores conquistas e sucesso da Medicina foi o desenvolvimento das vacinas. Vacinar é se proteger e proteger a quem se ama de várias doenças”.
Ou seja, não deixe de manter seu cartão atualizado. É muito importante tomar as doses certas e no tempo certo. Fique de olho nas campanhas e mantenha sua família protegida.
Como lembra a Dra. Cristiane, “manter o calendário vacinal atualizado não é uma opção, é uma obrigação. Não negligencie isso, lembre-se só é contra vacina, quem foi vacinado e teve a chance de sobreviver e chegar até aqui. O coronavírus vem nos mostrar em que mundo queremos viver: com ou sem vacina. Enquanto a vacina do covid-19 não chega, vacine-se contra outras doenças que são igualmente importantes e letais” finaliza Dra. Cristiane Ambrósio.
Portanto, não acredite em notícias que não venham de uma fonte segura de estudos com metodologias corretas. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir as doenças e não se vacinar é bobagem!
Quer tirar dúvidas sobre vacinação com a Dra. Cristiane? Clique aqui e veja os dados dela.
Dra. Cristiane Ribeiro Ambrósio
Pediatra e Neonatologista no Hospital Santa Clara
CRM: 39439
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O