Sabe aquela linha vertical de cor mais escura que vai de uma ponta a outra da barriga das mulheres que estão grávidas? É a linha nigra!
Na gravidez, muita coisa muda no corpo da mulher e, as grávidas que apresentam a linha nigra, podem ficar tranquilas, pois é apenas uma das mudanças normais da gravidez.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo e veja a explicação que a Dra. Adriana Boareto, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Clara contou pra gente!
O que é a linha nigra?
“A linha nigra é uma marca de cor mais escura na vertical que aparece no meio da barriga das grávidas no meio da gestação. Podendo aparecer apenas na parte inferior ao umbigo ou em toda extensão abdominal, a linha nigra é uma das mudanças que a pele sofre durante a gestação”, explica a médica.
E, essas mudanças que ocorrem na pele são divididas em: fisiológicas, específicas e alteradas, e a linha nigra é um exemplo de mudança fisiológica, que acomete cerca de 90% das gestantes.
Isso porque, quando o abdômen se distende para acomodar o bebê, a pigmentação da pele do abdômen pode gerar essa linha.
Ou seja, toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra, pois ela é apenas uma alteração da pele diante da gravidez.
Desse modo, se você é gestante e a linha nigra apareceu, fique tranquila. Se tiver alguma dúvida, converse com seu obstetra e peça indicações.
Por que a linha nigra aparece? E quando ela desaparece?
“O aumento do estrogênio durante a gestação provoca o escurecimento da pele em algumas regiões do corpo da gestante! Uma dessas áreas é o abdômen, onde surge uma linha vertical. Ela geralmente aparece no quinto mês de gestação nas primigestas e em gestações subsequentes pode aparecer desde o primeiro trimestre e acomete cerca de 90% das gestantes! O seu desaparecimento é natural após o parto, mas pode levar até 1 ano para que isso aconteça em alguns casos”, esclarece Dra. Adriana Boareto.
A principal causa são as alterações hormonais, como: elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina, entre outros.
Além dessa linha mais escura na barriga, durante a gravidez há o escurecimento de outras regiões do corpo, como seios, axila, face e parte interna das coxas.
E, isso tudo pode estar ligado na maior produção de melanócitos (as células que produzem melanina) no corpo da gestante.
Ela tende a sumir, de forma natural, até 12 semanas após o parto.
No entanto, mulheres morenas demoram um pouco mais para perder a linha nigra, sendo possível, até mesmo, que não suma. Nesses casos, procure seu obstetra para manter um acompanhamento.
Tenho a linha nigra, devo tomar algum cuidado?
Sim, por mais que seja um fenômeno normal e natural da gravidez, as mamães que apresentam as linha mais escuras deve ter um certo cuidado, como:
- Evitar exposição solar: principalmente nos horários de pico. Lembrando sempre de passar bastante protetor solar.
- Hidratar bem a pele: use, diariamente, um bom creme hidratante, para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto. Beba, também, muita água!
- Cuidar da alimentação: aproveite para enriquecer o seu cardápio com alimentos integrais e ricos em ácido fólico e cálcio, como grão de bico, brócolis e feijão.
Portanto, seguindo essas dicas, depois do parto, provavelmente a linha nigra irá desaparecer!
Viu, que a linha nigra é um fenômeno normal, mas que requer cuidados?!
E, agora que você sabe tudo sobre ela, clique aqui e veja outros artigos relacionados a gravidez!
Quer saber mais sobre a Dra. Adriana Boareto? Clique aqui!
Dra. Adriana Martins Boareto
Ginecologista e Obstetra do Hospital Santa Clara
CRM: 49045
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O