Se você planeja engravidar, algumas atitudes podem ajudar na construção de uma gravidez saudável e tranquila. Até porque, como esse processo da gestação será planejado, nada melhor do que cuidar da sua saúde e preparar o corpo para a geração da criança.
Desse modo, para te ajudar a conquistar esse desejo, conversamos com a Dra. Adriana Martins Boareto Carvalho, ginecologista e obstetra do Hospital Mater Dei Santa Clara para dar algumas dicas de como se preparar para a gestação. Confira!
1 – Agende uma consulta com seu ginecologista
O primeiro passo para planejar engravidar é marcar uma consulta com o ginecologista de confiança, três meses antes de começar as tentativas. Pois, o profissional irá solicitar uma série de exames para ter o contexto da saúde da mulher e também diagnosticar qualquer doença que possa aumentar o risco de uma futura gestação.
Ou seja, antes de começar as tentativas de engravidar é necessário avaliar o histórico médico e gestacional, o perfil infeccioso, a saúde bucal, se tem alguma doença sexualmente transmissível, fazer o exame preventivo e o rastreio de doenças como hipertensão e diabetes. Pois, esses pré-requisitos podem impossibilitar uma gravidez ou apresentar algum risco para a gestação.
2 – Prepare o corpo para uma gestação saudável
Além da consulta com seu ginecologista é recomendado:
- Descobrir o seu período fértil: ter essa informação é importante para que as tentativas de engravidar sejam mais certeiras. Dessa forma, anote o ciclo menstrual e o acompanhe por pelo menos seis meses, pois o período fértil costuma ser três dias antes e três depois da metade do ciclo.
- Começar a tomar ácido fólico três meses antes de tentar engravidar: outra dica para quem quer tentar engravidar é começar a tomar ácido fólico 3 meses antes das tentativas. Pois esse ácido é uma vitamina que ajuda na proteção na formação do tubo neural, uma estrutura muito importante que vai dar origem ao sistema nervoso central do bebê. Entretanto, antes de se automedicar, converse com seu ginecologista e peça a receita, okay!
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas: sim, para que as tentativas sejam assertivas, é necessário que a mulher diminua a ingestão de álcool, pois a bebida, de acordo com estudos, atrapalha o período ovulatório e reduz as taxas de concepção.
- Fazer uma reeducação alimentar: para preparar o corpo para a gradivez, o recomendado é evitar alimentos embutidos, frituras, açúcares e o excesso de sal. Ou seja, é necessário ter uma dieta balanceada com mais produtos naturais e ingestão de gorduras boas.
- Não se esqueça dos exercícios físicos: se exercitar faz bem para a saúde, para o corpo e para a mente. O que, consequentemente, também ajuda nas chances de concepção. Desse modo, inclua atividades físicas na sua rotina.
- Fale com seu ginecologista sobre os remédios que você toma diariamente: outra dica para as futuras mamães é, na consulta com o ginecologista, falar sobre os medicamentos ingeridos diariamente. Pois, alguns são incompatíveis com a gestação e podem causar malformações. Dessa forma, antes de tentar, converse com seu médico e veja quais são as alternativas.
3 – Abandone os maus hábitos
Alguns hábitos que fazem mal para a saúde também dificultam a fecundação e as tentativas de gravidez. Desse modo, abandone o álcool, cigarro e outras drogas ilícitas, pois eles podem adiar seu sonho ou ainda colocar sua gravidez em risco.
Além disso, é preciso acrescentar hábitos saudáveis na vida do casal, como: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, controlar o estresse e cuidar da saúde mental, por exemplo.
Vale lembrar que, esses hábitos devem ser seguidos tanto pelo homem, quanto pela mulher. Pois ambos desempenham papéis importantes na concepção.
4 – Atenção às vacinas
Se vacinar é importante em qualquer etapa da vida, mas quando se quer engravidar é ainda mais preciso ter o cartão de vacinas atualizado. Pois, certas doenças, como a rubéola, catapora, varíola, tétano e hepatite B e C, por exemplo, podem trazer danos à formação do bebê.
Desse modo, quando a decisão de engravidar for tomada, o casal deve completar seu cartão vacinal 1 mês antes das tentativas.
5 – Aproveite esse período para namorar
Tentar engravidar não deve ser algo chato, sem tesão. O momento deve ser prazeroso para o casal e por isso, é importante aproveitar esse período para namorar e quem sabe engravidar!
Por isso, não deixe que a ansiedade atrapalhe o momento íntimo e tente ter relações sexuais de duas a três vezes por semana, principalmente no período fértil. Contudo, lembre-se sempre que o ideal é que o casal tenha relação conforme o desejo e a disposição e que existe uma atração natural no período da ovulação da mulher. Então aproveite esses momentos com seu parceiro.
6 – As tentativas de engravidar não estão dando certo? Procure um médico
Se você seguir todas as dicas e mesmo assim está há um tempo tentando e nada de engravidar, o recomendado é procurar um médico para descobrir a possível causa.
Pois, pode ser que alguém do casal é infertil e está tudo bem. De acordo com estudos, em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada com a mulher, outros 30% está associada a causas masculinas, já outros 30% dos casos quando ambos têm fatores de infertilidade associados e nos 10% restantes as causas ainda são indefinidas para a medicina reprodutiva.
Ou seja, é preciso analisar os casos e chegar a um veredicto. Caso o casal não consiga engravidar há outros meios e isso deve ser decidido por ambos.
Vale lembrar que mulheres com até 35 e o homem de até 45 anos que não conseguem engravidar após um ano de tentativas, é necessário consultar um médico para saber o que pode ser feito, já que o corpo, nessa idade costuma desacelerar.
Conheça a maternidade do Hospital Santa Clara
A história do Hospital Santa Clara gira em torno da maternidade e é por isso que somos a principal referência na região.
Seguimos os passos dos nossos fundadores ginecologistas e obstetras idealistas, e, atualmente contamos com uma equipe médica e técnica especializada, uma ala materno infantil de ponta e uma estrutura completa com todo conforto, tecnologia e carinho de toda nossa equipe.
Nossa ala maternidade conta com:
- Berçário
- Acomodações
- Sala de Parto Normal
- Centro Obstétrico
- UTI Neonatal
- Pronto Atendimento Ginecológico 24h
- Curso de Gestantes Clara
Venha consultar com nossos ginecologistas e obstetras de renome! Clique aqui e marque sua consulta.
Portanto, se você está pensando em engravidar esse ano, converse com seu parceiro e marque uma consulta no seu ginecologista para fazer todo o processo de forma tranquila e saudável.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja por que a endometriose é uma das causas de infertilidade no Brasil.
Veja aqui os dados da Dra. Adriana Martins Boareto Carvalho.
Adriana Martins Boareto
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 49045
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O