De acordo com pesquisas o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais vitimiza no mundo e que perder apenas para câncer de pele. O mês de outubro é voltado para a prevenção e orientação em relação a esse tipo de câncer.
O mastologista do Hospital Santa Clara, Marcelo Luiz Holanda de Mendonça, afirma que a doença tem diversos fatores causadores. “O câncer de mama tem vários fatores que podem desencadeá-lo, entre eles estão o histórico familiar, os hábitos não saudáveis como: sedentarismo, alcoolismo e tabagismo, uso de terapia de reposição hormonal, mamas densas, obesidade, radioterapia prévia no tórax e a menarca (primeira menstruação) precoce e a menopausa tardia”, explica Dr. Marcelo.
Segundo o médico, os principais sintomas são perceptíveis e devem ser um sinal de alerta para as mulheres. “Os sintomas mais comuns da doença são: nódulos endurecidos na mama ou na axila; abaulamento, retração, edema (inchaço) e vermelhidão na pele da mama (eritema); secreção sanguinolenta espontânea pelos mamilos e inversão mamilar”, conta.
O autoexame também é parte importante para que a mulher possa tocar seu corpo e perceber se alguns desses sintomas estão presentes. Confira o passo a passo para que o autoexame seja feito, lembrando que ele não substitui o diagnóstico por meio de exames, com recomendação médica.
Para o diagnóstico da doença, além do autoexame, é fundamental segundo o médico, que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos, de forma anual. “A mamografia é um dos principais fatores para o sucesso do tratamento que envolve modalidades terapêuticas diferentes tais como: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia (uso de bloqueadores hormonais).”
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Marcelo Luiz Holanda de Mendonça
Especialidade: Mastologia
CRM: 61493
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O