Final de verão, a temperatura começa a baixar, a natureza vai mudando de cor e de forma, assim como os cabelos. Que muitas vezes sofrem com a chegada de uma estação mais seca ou precisam de atenção extra pelos estragos da estação anterior.
Com a chegada do outono os cabelos já apresentam os sinais de desgaste. Além do fator cronológico, e das mudanças de temperatura, as transformações de visual para acompanhar as tendências de moda agridem a ponto de acrescentar vários anos a mais na idade dos fios. Os fios que passaram por colorações, mechas, a exposição constante ao sol, mar e piscina ficaram sensíveis e visivelmente envelhecidos.
Segundo a dermatologista Camila Laranjo, do Hospital Santa Clara, com a chegada do outono os cabelos necessitam de cuidados ainda maiores. “No outono os cabelos realmente caem mais do que na estação anterior, que é o verão. Este fato é explicado porque existem na nossa pele sensores de luminosidade, que se estimulam mais no verão fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nesta estação”, afirma.
A predominância de ar seco, e temperaturas mais baixas, os cabelos e a pele ficam mais secos naturalmente e muitos fios caem. “Com a entrada do outono, aqueles fios que não caíram no verão começam a cair dando a impressão de uma queda maior. Perdemos mais fios no outono até metade do inverno, quando os dias ficam mais curtos e diminui a incidência dos raios UV, o que facilita a parada do crescimento dos cabelos. Os dias ficam mais frios também, fazendo com que os folículos capilares fiquem mais contraídos, dificultando o crescimento do fio e facilitando a queda”, explica a dermatologista.
Veja como prevenir os danos desta estação e se recuperar dos abusos do verão:
Antes de lavar os fios
Lavar o cabelo corretamente ajuda a mantê-lo bonito e saudável. Antes de entrar no chuveiro, penteie o cabelo para desembaraçá-lo e dispersar a sujeira. Quando for aplicar o xampu, espalhe-o primeiro nas mãos. Para enxaguar, deixe a água escorrer, não esfregue. Aplique o condicionador sobre todo o cabelo, ele é o produto responsável por fechar as escamas dos cabelos que foram abertas para remover as impurezas.
Tratamento capilar
Os meses mais frios são favoráveis à queda de cabelo porque a raiz fica mais enfraquecida. Por isso, se você já tem queda de cabelo considerada razoável, nessa estação, utilize produtos de tratamento para os cabelos.
Evite o banho quente
O friozinho do outono pede um banho quente, mas é importante resistir para preservar a saúde dos fios. A água quente deixa os cabelos secos e as raiz mais oleosa. É comum que o contorno frontal do rosto – próximo ao couro cabeludo – comece a soltar casquinhas denunciando o ressecamento da pele. Por isso, o ideal é água morna ou fria.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Camila Laranjo – Dermatologista
CRM: 56593 RQE: 35326
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O