Não é mais novidade que aliar uma alimentação balanceada a prática de exercícios físicos, fazer consumo moderado de álcool e ter pelo menos oito horas sono por dia é essencial para quem quer viver bem e mais. No entanto, pouco é comentado que ter otimismo e uma vida ativa contribuem, e muito, para ter uma vida mais longa e saudável.
Segundo estudos da Kings College University, em Londres, e da revista científica Applied Psychology: Health and Wellbeing, o segredo da longevidade está na combinação de espírito filantrópico, otimismo e vida ativa. Algumas vezes, costuma ser mais eficiente que o uso de medicamentos.
Quanto à filantropia, estudos indicam que índices de mortalidade diminuem entre os que priorizam os interesses dos outros. Àquela teoria de que ‘fazer o bem, faz bem’ é válida, pois dar alguma coisa a alguém pode gerar um sentimento de propósito e de valor próprio, resultando no chamado “êxtase de quem ajuda” – uma sensação física resultante da liberação de endorfinas após um ato de bondade ou generosidade. Alguns estudos indicam que este sentimento pode reduzir o estresse, promover o bem-estar e fortalecer o sistema imunológico.
Mas além do otimismo é fundamental envelhecer bem, com qualidade de vida. O geriatra Fernando Mattar Accetti, do Hospital Santa Clara, dá dicas preventivas para quem deseja chegar à terceira idade com saúde. “Evitar hábitos danosos como tabagismo/etilismo, manter alimentação balanceada visando sempre a ingestão de grãos/fibras, legumes e frutas preferencialmente, atentar para ingesta diária de aproximadamente 2l de água/líquidos, praticar atividades físicas que mesclem aeróbico com exercícios contra-gravitacionais (30 min de 3 a 5 vezes por semana), procurar atividades mentais que envolvam novos aprendizados para estimulação de áreas cerebrais pouco utilizadas no dia-a-dia”, afirmou.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Fernando Mattar Accetti – Geriatra
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O