Doença atinge mais de sete milhões de brasileiros e as vítimas preferidas são as mulheres
A osteoporose não é uma doença exclusiva das mulheres, os homens também podem sofrer com o comprometimento dos ossos (diminuição progressiva da densidade óssea). Porém, as mulheres são maioria, pois passam pela queda de estrogênio depois da menopausa.
Sintomas da menopausa
O Dr. Fernando Gasparin, reumatologista no Hospital Santa Clara, explica que a osteoporose tem um tratamento difícil em seu início, pois trata-se de doença silenciosa. “Não existe nem um sintoma que demonstre que os ossos estão ficando enfraquecidos, ela é descoberta quando a fratura já esta presente. O essencial é que a mulher fique atenta aos fatores de risco e tenha conhecimento do histórico familiar,” orientou o médico.
Em maioria, as mulheres com mais de 40 anos de idade que sofrem alguma fratura nesse período normalmente são magras (fator que favorece a doença) ou passaram pela menopausa de forma precoce. “Isso pode acarretar outros problema, pois a mulher acaba com a autoestima baixa. Com o procedimento cirúrgico ela precisa de cuidados e ajudas. Então a doença pode ser responsável por atrair complicações psicológicas”, explicou Dr.
Tratamento da menopausa
O tratamento e prevenção da doença devem ser orientados de forma adequada para cada paciente. Cada pessoa tem suas particulares e um organismo diferente.
“A osteoporose tem tratamento e prevenção, uma dieta rica em cálcio, pode prevenir a doença. A mulher tem necessidade de cerca de 1.200 miligramas de cálcio diário, o leite é um forte alimento nesse tratamento, pois possuem em um copo cerca de 300 miligramas de cálcio. Brócolis, espinafre, couve e peixe também devem entrar na dieta. Outra recomendação médica é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH)” esclareceu ele.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O