Desde a confirmação da gravidez, nenhum episódio é capaz de chamar mais atenção do que a saúde do bebê. A amamentação é uma grande dúvida para as mães principalmente nos primeiros dias do aleitamento.
O Hospital Santa Clara tem em média 120 partos mensais e anualmente desenvolve a Campanha de Amamentação. Sentindo que a número de mães com dúvidas estava crescendo, implantou-se no berçário uma nova ação. Semanalmente a enfermeira Andressa Pinheiro, responsável pelo projeto, reúne as mães que tiveram o bebê no hospital para ressaltar a importância da amamentação natural.
Os benefícios da amamentação são inúmeros, entre eles destaca-se o forte vínculo que é criado entre a mãe e o bebê, a contribuição para a recuperação pós-parto e ainda, o leite materno é muito importante para a saúde e desenvolvimento do bebê.
Muitas dúvidas e incertezas são percebidas nos encontros. A enfermeira conta que as maiores dificuldades das mamães são sobre a pega correta, quanto tempo a criança deve amamentar, dor ao amamentar, curativo umbilical, colocar para arrotar, identificar o choro do bebê, soluço, o que fazer quando o leite empedra e várias outras. As orientações servem para mostrar que elas precisam buscar ajuda, conversar com outras mães, acreditar no instinto materno e ter paciência, pois cada organismo responde de uma maneira.
O medo de não voltar ao peso que se tinha antes da gravidez ou se preocupar quando o leite não sai na primeira mamada, são as justificativas principais das mães que não querem amamentar. Estresse e nervosismo atrapalham na produção do leite, por isso é necessário aproveitar os momentos de tranquilidade para dormir e descansar. “Orientamos também que a mamãe precisa sentir prazer ao amamentar. Por isso é ideal escolher um ambiente sereno e ficar em uma posição confortável”, completa Andressa.
Esse é um atendimento exclusivo para pacientes internadas no Hospital Santa Clara e não é aberto ao público. Após receberem alta, elas contam com o apoio do pediatra para sanar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento do bebê.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O