Você sabia que o mês de novembro é destinado a uma campanha de conscientização do combate ao câncer de próstata? Durante esse mês, várias entidades sociais se unem e se movem para sensibilizar os homens a respeito de diversas doenças masculinas, mas principalmente dando ênfase na prevenção e no diagnóstico do câncer que mais os afetam no mundo, depois do câncer de pele.
Por conta disso, o Novembro Azul é uma campanha extremamente importante, focada na atenção dada ao homem e aos cuidados que ele deve ter em relação ao seu corpo e aos perigos que podem afetá-lo, até mesmo silenciosamente.
Como surgiu o Novembro Azul?
A iniciativa veio do Instituto Lado a Lado pela Vida no ano de 2011 e o objetivo era alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) deram início a divulgações necessárias em relação a ele – com isso, a data se transformou no maior movimento mundial em prol da saúde masculina.
O INCA recomenda que os homens estejam em alerta para quaisquer alterações anormais no corpo e que busquem ajuda médica quando necessária, assim como devem realizar o exame de próstata sem medo na idade adequada.
Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde
Cuidados básicos da saúde masculina
Para além dos cuidados especiais quanto ao câncer de próstata, os homens devem manter constantemente cuidados básicos para assegurar que o diagnóstico precoce da doença aconteça em casos de incidência dela. Entre eles, temos:
– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Alguns outros pontos também são essenciais para isso:
– Exame de próstata: ainda existe muito preconceito em torno do exame e, devido a isso, muitas vezes o câncer de próstata é encontrado tardiamente, levando o paciente a óbito em algumas situações. Não tenha medo de realizar o exame quando necessário: para homens sem casos prévios da doença na família, a idade adequada é depois dos 50 anos; em casos contrários, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos.
– Check-up regular: passar por check-ups médicos regularmente é essencial para encontrar diversos tipos de doenças antes que problemas maiores surjam. É recomendado que um urologista seja consultado em todas as faixas etárias.
– Cuidado da saúde mental: entenda que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, por isso, não pode ser deixada de lado. O desequilíbrio emocional pode surgir de responsabilidades familiares, problemas financeiros e frustrações no trabalho, além de outras questões singulares a cada pessoa. Consulte um profissional da área com a frequência que for recomendada a você.
Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde
Reconhecimento e tratamento do exame de próstata
O câncer de próstata é muito incidente na população masculina brasileira, e aqui no país estimam-se 71.730 novos casos da doença por ano para o triênio 2023-2025. Ele é a segunda maior causa de óbito por câncer no Brasil, o que reafirma a necessidade do diagnóstico precoce.
Os principais fatores de risco para esse câncer são a idade avançada, histórico familiar da doença, obesidade e exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho. Por isso, realizar o exame requerido na idade recomendada, manter a manutenção do peso corporal adequado e manter-se atento aos ambientes de trabalho são fatores de extrema importância para diminuir a probabilidade de adquirir o câncer de próstata.
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O primeiro tem o objetivo de medir no sangue o antígeno prostático específico, proteína produzida pela próstata que está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. O segundo tem a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da glândula.
O câncer de próstata começa muitas vezes de forma silenciosa, o que faz com que diversas incidências da doença só sejam reconhecidas quando ela está extremamente avançada e difícil de ser curada. Na fase avançada, por exemplo, alguns sintomas visíveis são a dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e sangue presente na urina e no sêmen.
Portanto, é essencial que o homem siga os cuidados recomendados e tente alcançar um estilo de vida mais saudável, para evitar não só o câncer de próstata, mas também outras doenças. Não ter medo do exame de toque retal é imprescindível, pois cerca de 20% dos casos da doença em todo o mundo são diagnosticados através desse exame sozinho.
Além disso, manter uma dieta rica em nutrientes e com menos gordura também ajuda, assim como se exercitar durante pelo menos 30 minutos por dia.
Juntos, levaremos a campanha do Novembro Azul adiante e faremos com que cada vez menos homens de toda a população tenham a vida atrapalhada e/ou interrompida por esse câncer tão perigoso.
Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O