Novembro é o mês de relembrar a importância de falar sobre a saúde masculina. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. O urologista Dr. Omar Pacheco Simão explica que alguns fatores culturais fazem com que os homens não se previnam contra a doença adequadamente. O especialista esclareceu as principais dúvidas sobre o tema:
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Dr. Omar: O câncer da próstata é assintomático. Geralmente, quando apresenta sintomas, a doença está em fase avançada, podendo ser manifestada por dor óssea e dificuldade para urinar.
Qual a utilidade do toque retal?
Dr. Omar: O toque retal é útil para complementar o diagnóstico do câncer da próstata, realizado pela dosagem sanguínea do PSA (Antígeno prostático específico). A associação dos dois exames garante uma ótima cobertura diagnóstica. Recomenda-se que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade, anualmente.
Por que ainda há tanto preconceito e medo da realização desse exame?
Dr. Omar: O preconceito com o exame é extremamente cultural. As pessoas associam o toque a uma conotação sexual, mas não existe essa relação. Além disso, existe o medo da dor. Porém, o exame pode ser desconfortável, mas nunca doloroso.
Como é realizado o tratamento?
Dr. Omar: O tratamento, na maioria das vezes, é realizado por cirurgia ou radioterapia.
Existe relação entre a próstata e a ereção?
Dr. Omar: Os nervos da ereção passam ao lado da próstata e o tratamento do câncer pode lesar esses nervos. Existe uma incidência de disfunção sexual nos homens tratados de câncer da próstata.
Há como se prevenir dessa doença?
Dr. Omar: Evitar alimentos gordurosos é um fator importante para a prevenção do câncer de próstata. Porém, a prevenção está muito mais relacionada a um diagnóstico precoce, realizando os exames periodicamente.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O