Se todo dia ao acordar, você sente aquela dorzinha nas costas e solta um gemido ao invés de um bocejo, quer dizer que a dor nas costas é sua companheira e que as causas podem ir além do seu colchão.
Conhecida como lombalgia, as dores nas costas acometem grande parte da população mundial. E não é raro atribuir esse desconforto ao colchão que, embora não esteja descartado, quase sempre leva a fama de culpado sem que seja feita uma investigação mais aprofundada do problema.
Por isso, para te ajudar a descobrir as possíveis causas das suas dores nas costas, conversamos com o Dr. Cláudio Diniz, ortopedista do Hospital Santa Clara que nos esclareceu quais outras causas, além do colchão, que podem estar afetando a sua região lombar e cervical.
Confira!
“Mais de 85 % das pessoas terão dores na coluna, predominando na região lombar, em algum momento da vida. As causas são muitas e variadas, sendo algumas: dores musculares: lesões esportivas, sobrecarga no trabalho, postura, doenças degenerativas (hérnias de disco, osteoartrose, estenose lombar, cistos sinoviais, espondilolistese; fraturas (acidentes, violência, trauma); osteoporose; neurológicas (neuropatias periféricas, ciatalgia, claudicação neurogenia)”, explica o médico.
Colchão errado
Mocinho em alguns casos, mas vilão em outros, realmente, os colchões fora da validade ou com material de baixa qualidade podem provocar dores nas costas devido à má sustentação do corpo na hora do descanso.
Por isso, se esse for o seu caso, procure um bom colchão, que atenda às suas necessidades anatômicas.
Má postura
Com o home office e o trabalho remoto, manter a postura correta para trabalhar em casa pode ser um desafio e, pela falta de cadeiras e mesas adequadas, as dores nas costas podem aparecer.
A sobrecarga causada na coluna vertebral por atividades corriqueiras como ficar horas olhando para o celular e computador é muito grande.
Além disso, bolsas, mochilas muito pesadas e sapatos de salto alto também contribuem para o mau posicionamento da espinha e, em médio e longo prazos, elevam os riscos de cifose e lordose.
Portanto, fique atento à sua postura no dia-a-dia, compre móveis de acordo com as regras de ergonomia para trabalhar em casa e preste atenção no seu jeito de sentar e em posições para dormir.
Desse modo, para aliviar os sintomas, faça exercícios como: Reeducação Postural Global – RPG e de pilates que podem ser muito benéficos para uma postura saudável.
Excesso de exercícios
Sim, às vezes suas dores nas costas podem ser por causa do excesso de atividade física!
Sabe quando você fica horas na academia, principalmente fazendo atividades de impacto, como o levantamento de peso? Essas atividades podem provocar fraturas e lesões responsáveis pela lombalgia.
Além disso, a persistência em exercícios feitos de maneira incorreta pode causar problemas crônicos. Por isso, a presença de um profissional é fundamental, tanto para a prescrição como para o acompanhamento dos exercícios ideais para o seu corpo.
E, lembre-se, equilíbrio é tudo!
Sedentarismo
Igualmente ao tópico acima, o sedentarismo é um comportamento que também pode causar muitas dores nas costas.
Permanecer parado na mesma posição por muito tempo pode atrofiar os músculos responsáveis pela sustentação da coluna e isso torna essa região menos resistente para suportar o peso da cabeça e do tórax.
Desse modo, é importante manter exercícios físicos regulares para fortalecer músculos importantes para a coluna lombar, além de harmonizar o peso do corpo e robustecer os músculos da espinha.
Indício de alguma doença
Algumas doenças podem começar com uma simples dor nas costas que sem o diagnóstico correto podem elevar os riscos.
As dores nas costas podem ser sintomas de doenças como fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna e pinçamentos nos nervos.
Também podem causar dores na região dorsal do corpo: apendicite, cálculos renais, pedras na vesícula, câncer e infecções.
Por esse motivo, quando você sentir dores mais acentuadas nas costas, não exite em procurar um médico especialista para avaliar o caso.
Portanto, as dores na região lombar e cervical são sintomas comuns e não devem ser negligenciadas.
“Cabe ao profissional avaliar conjuntamente com o paciente através de uma anamnese bem feita e cuidadosa, definir quais as possíveis causas, além dos fatores associados que possam estar influenciando ou agravando o problema, dentre eles: tabagismo, vícios de postura, sedentarismo, obesidade, doenças metabólicas ou sistêmicas, falta de ergonomia no ambiente de trabalho”, alerta o ortopedista.
Descobrir as causas da dor nas costas é fundamental para recuperar a qualidade de vida e a rotina, tendo em vista que esse desconforto, quando associado a outras patologias, é um agente limitador e incapacitante.
Então pare de culpar seu colchão, não se automedique e procure um especialista para resolver esse problema!
Quer saber mais dicas como esta? Continue navegando pelo nosso blog!
Quer saber mais sobre o Dr. Cláudio Diniz? Clique aqui.
Dr. Cláudio Diniz Carvalho
Ortopedista e Traumatologista | Cirurgião da Coluna no Hospital Santa Clara
CRM: 54093
RQE: 36903
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O