É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente para um tipo de pessoa: homens com mais de 40 anos. O exame de próstata para o possível diagnóstico do câncer é, realmente, um carro chefe da especialidade – mas será que é só isso?
Um dos maiores erros em relação à urologia é o fato de boa parte da população acreditar que ela é uma especialidade que trata apenas do câncer de próstata. Isso não é verdade, porque a urologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas a todo o sistema urinário, tanto em homens quanto em mulheres.
Urologia para as mulheres
Então, vamos falar um pouco sobre a importância das outras pessoas também fazerem acompanhamento urológico. O atendimento para a mulher na urologia pode englobar, entre outros, problemas relacionados a:
- cálculos renais;
- câncer de rim;
- câncer de bexiga;
- bexiga hiperativa;
- bexiga neurogênica;
- hematúria (sangue na urina).
Isso porque a urologia não cuida apenas do sistema reprodutor masculino, mas também do sistema urinário masculino e feminino. Inclusive, um estudo publicado pela revista Neurourology and Urodynamics revela que as mulheres são as mais afetadas por problemas urinários.
É necessário que todos estejam atentos aos sintomas mais comuns de algumas doenças que afetam o sistema urinário. Passar por algum ou alguns desses sintomas pode significar que você está com algum problema e que um urologista deve ser consultado o mais breve possível. Preste atenção a:
- necessidade frequente de urinar;
- queimação ao urinar;
- perda de urina, em alguns casos;
- febre;
- dor na parte inferior das costas;
- aumento da vontade de urinar a noite;
- urina com aparência turva.
Uroginecologia
Uroginecologia é uma subespecialidade da ginecologia e da urologia, na qual o médico se especializa na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao útero, reto, intestino e bexiga.
Com o avanço da idade, mulheres se tornam cada vez mais propensas a passar por problemas do sistema urinário (como a incontinência urinária), por isso a uroginecologia se prova tão importante.
Urologia para crianças, jovens e adultos
As patologias cujos tratamentos são feitos por um urologista afetam pessoas em diversas idades, desde a infância até a terceira idade. Vamos conhecer quais são as doenças mais comuns nos sistemas urinário e reprodutor para crianças, jovens e adultos:
Crianças: nessa fase da vida, a doença mais comum tratada pelo setor urológico é a fimose. Ela é o excesso de pele que recobre o pênis dificultando com que a glande (cabeça do pênis) seja exposta. Essa condição tende a desaparecer com o passar do tempo, mas se na adolescência ela persistir, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção da pele.
Jovens e adultos: para eles, as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são as mais comuns. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual e são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Além disso, cálculos renais ou pedras nos rins também são relativamente frequentes em pessoas nessa fase da vida. Eles são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.
Saúde em Foco – Urologia e o Combate ao Câncer de Próstata
Não deixe de conferir o episódio sobre urologia da nossa websérie Saúde em Foco. Para esse programa, tivemos a honra de receber o Dr. Fábio Santos, médico especialista em urologia do Mater Dei Santa Clara. Em uma conversa informativa e esclarecedora, trouxemos à tona importantes questões relacionadas à saúde urológica, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de próstata.
Assista o programa para entender ainda mais sobre esse setor tão importante para a saúde masculina e feminina:
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de urologia é completo para te atender.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O