Desde o ano 2000, o dia 4 de fevereiro ficou conhecido como o Dia Mundial Contra o Câncer. O principal objetivo dessa data é aumentar a conscientização mundial contra a doença, reforçar a importância da mudança de hábitos para prevenção do câncer, tentando assim evitar as milhares de mortes que acontecem a cada ano.
De acordo com a oncologista, Dra. Márcia Rachel da Fonseca, o câncer surge a partir de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para suas atividades.
Entre os tipos mais frequentes estão os canceres de próstata, colorretal e pulmão no homem e o de mama, colorretal e de colo de útero nas mulheres. A estimativa do Inca – Instituto Nacional de Câncer é a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2020. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença a cada ano no mundo. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Nesse sentido, a prevenção é o melhor caminho e, para isso, precisamos reforçar a importância da mudança de hábitos para prevenção do câncer.
São pilares importantes para a luta contra a doença a conscientização, o diagnóstico precoce e a adoção de hábitos de vida saudáveis como:
- Alimentação adequada;
- Controle do peso;
- Prática de atividade física;
- Abandono do cigarro e do álcool.
Caso aconteça o surgimento de um câncer, as pessoas que levam uma vida mais saudável têm mais chances para o combate dessa doença. “É muito importante cuidar da saúde o tempo todo com hábitos saudáveis e visitar o médico regularmente. A descoberta precoce do câncer é fundamental, pois quanto mais cedo ele é descoberto, maiores as chances de cura na grande maioria dos tipos dessa doença”, finaliza a oncologista.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O