A prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida influencia positivamente o crescimento adequado. Sendo o leite materno o alimento completo para os bebês. Por isso, a partir dessa idade é necessário a introdução alimentar, como o método BLW.
O motivo principal é que a partir dos seis meses de idade as necessidades nutricionais aumentam. Assim, a introdução dos alimentos complementares deve ser iniciada.
A introdução alimentar é caracterizada como uma fase transitória. Ela consiste na oferta de novos alimentos ao bebê, como complemento e não como substitutos do leite materno, sendo este incentivado até 2 anos de idade ou mais.
Por isso, conversamos com o Dra. Gabriele Pereira Barboza, pediatra do Hospital Santa Clara; El* irá falar sobre o método BLW e seis passos para fazer a introdução alimentar.
Continue lendo para saber mais!
O que é o método BLW?
A sigla BLW refere-se ao método Baby-Led Weaning, criado em 2008, pela enfermeira social inglesa, PhD. Gill Rapley. O método BLW preconiza a introdução alimentar gradual e natural da alimentação complementar.
Além disso, propõe a auto-alimentação do bebê desde o início. Isto é, sem auxílio/interferência dos pais ou cuidadores.
O método BLW confere total autonomia ao bebê, dando-lhe todo o controle sobre a quantidade de alimento ingerido e o tempo de duração da refeição. Criando assim o seu hábito alimentar.
“Com esse método de introdução alimentar, a criança passa a conhecer as texturas dos alimentos, o cheiro, a maneira correta de segurar e levar até a boca… No entanto, isso pode ser uma fase demorada ou até mesmo um pouco complicada no início. É preciso persistência e, mesmo que o bebê demonstre não ter gostado do alimento é importante voltar a oferece-lo em outra oportunidade e de outras maneiras de corte”, explica Dra. Gabriele.
O que favorece também o reconhecimento do sinal de saciedade. Além das seguintes vantagens:
- O bebê desenvolve maior autonomia e interesse durante as refeições;
- Os pais não precisam necessariamente preparar alimentos exclusivos para o bebê;
- Não há interferência dos pais no controle da saciedade do bebê;
- Aumenta o compartilhamento das refeições em família, o que pode encorajar padrões de alimentação saudável a longo prazo.
Agora vamos ver os seis passos para fazer a Introdução Alimentar BLW.
Comece a Introdução Alimentar BLW a partir dos 6 meses
Antes dos 6 meses o bebê só precisa de leite materno ou fórmula. Então ele não precisa, nem deve experimentar nada.
Isso porque antes disso o sistema imunológico e digestivo ainda é imaturo. Desse modo, se eles começarem a alimentação antes, terão uma chance maior de desenvolver intolerância a certos alimentos, alergias, obesidade e outros problemas.
Aprenda a como oferecer alimentos
Os alimentos devem estar macios para que eles possam ser mastigados com a gengiva. Para saber o ponto, basta colocar o alimento no céu da boca e ver se você consegue amassar com a língua.
Devem também estar nos cortes certos para que o bebê consiga pegar sozinho com a mão e levar à boca!
Deixei o bebê ter o controle
Isso mesmo! Deixe que ele pegue o que quer colocar na boca.
Assim, ele vai pegar a comida da mesa/prato e colocar sozinho na boca. Entendendo qual a melhor quantidade ele deve colocar e qual a profundidade da boca.
Deixei o bebê e posição vertical
Seja na cadeira ou no seu colo é importante deixar ele certinho. Um bebê com comida na boca nunca deve estar inclinado para trás ou deitado.
Isso garante que ele consiga colocar para fora com mais facilidade os alimentos que ele não queira ou não consiga engolir.
Não force ou o distraia para ele comer
Não se deve forçar o bebê a comer. E nem distrair com aviãozinho ou desenho animado. Ele não precisa disso, o alimento por si só já é um brinquedo.
O ideal é deixá-lo comer o quanto achar necessário, se tiver fome pode ter certeza que ele vai dar um jeito de avisar!
Continue amamentando em livre demanda
A partir do momento da introdução alimentar pelo método BLW, ele vai entender que comer, mesmo com o leite na barriga, a fome vai passar. A melhor escolha é dar tempo para o bebê entender isso.
Dessa maneira, continue amamentando em livre demanda. Pois com o tempo ele vai entender que a fome passa com outros alimentos além do leite.
O método BLW ainda é pouco conhecido pelas mães. Por isso, se você ainda quer saber mais sobre o assunto, veja os dados do Dra. Gabriele Pereira Barboza aqui.
Gabriela Pereira Barboza
Pediatra do Hospital Santa Clara
CRM: 62429
RQE: 46261
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O