Março é o mês em que comemoramos o Mês da História da Mulher. Essa data é reconhecida oficialmente pela ONU, principalmente por conta do dia 8 de março, Dia da Mulher. Além disso, março também celebra a campanha de conscientização ao câncer de colo de útero.
É extremamente importante que a mulher mantenha-se atenta à sua saúde, porque sabemos que ela pode ser afetada por diversos fatores, como genética, vícios, idade, questões sociais e/ou ambientais, alimentação e prática (ou a falta dela) de exercícios físicos. Por isso, é imprescindível que a mulher siga todos os passos recomendados por seu médico para garantir promoção e prevenção da saúde, a fim de reduzir os danos causados pelas enfermidades e melhorar a qualidade de vida.
Hábitos de cuidado à saúde
Mesmo sendo necessários, os exames não são o suficiente para realizar mudanças na vida da paciente. É importante reconhecer que uma vida mais saudável com hábitos costumeiros ajuda a evitar a incidência de diversas doenças. Alguns exemplos são:
- Manter uma alimentação saudável;
- Realizar exercícios físicos com frequência;
- Cuidar da saúde mental;
- Proteger-se em relações sexuais;
- Manter-se atenta aos perigos do ambiente.
Rotina de exames
Quando necessário, deve-se recorrer à complementação com exames. No caso das mulheres, alguns exames podem ser pedidos, sempre respeitando a individualidade de cada caso e cada paciente. Alguns tipos de exames são:
Exames gerais: não só para mulheres, mas para todos – é extremamente necessário que exames gerais de check-up sejam realizados, para garantir que nenhuma doença esteja te afetando (mesmo que você não apresente sintomas). Exames gerais podem diagnosticar diversas enfermidades. Entre esses procedimentos estão análise de hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, entre outros.
Exames clínicos: geralmente realizados por um ginecologista, esses exames devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano. Eles incluem procedimentos como exame clínico das mamas, exame especular e toque vaginal e são muito importantes para a percepção de alterações perigosas.
Exames preventivos: a partir do início da vida sexual da mulher, exames preventivos também se tornam ainda mais necessários. Alguns desses exames, como o exame pélvico e o Papanicolau, conseguem detectar infecções que podem evoluir para doenças perigosas, como o câncer de colo de útero e as lesões causadas pelo HPV.
Exames de imagem: quando necessários e no momento oportuno, eles ajudam a diagnosticar doenças e a acompanhar alterações (nódulos nas mamas, miomas uterinos, osteoporose, etc). Dentre eles, temos ultrassom da pelve ou transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia e densitometria óssea. Na Rede Mater Dei em Uberlândia, você pode realizar exames de imagem no Santa Clara Imagem (no Mater Dei Santa Clara) e no Mater Dei CDI.
Autoexame de mamas: diferentemente dos demais exames, esse é realizado pela própria mulher. É recomendado que ele seja feito mensalmente, com a mulher apalpando a área dos seios para ver se encontra algum nódulo ou alteração estranha. Em casos positivos, um médico deve ser consultado o mais breve possível.
Fonte: Instituto Peito Aberto
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Em nossas unidades, ancoramos as mulheres nos cuidados femininos de forma a protegê-las não só em março, mas durante todo o ano.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O