O mês de março apresenta a campanha do Março Amarelo, destinada à conscientização da população para a endometriose, doença que afeta mulheres no mundo todo. A campanha visa convencer o público da importância de se realizar exames preventivos que ajudam a identificar a doença, para que um tratamento precoce seja feito.
Endometriose: o que é?
A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Ela é mais comum no período fértil da mulher, porque nessa época do mês o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele.
Quando não ocorre a gravidez, o endométrio descama e é expelido na menstruação. Entretanto, em mulheres com endometriose, geralmente algumas das células dele não são expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
A doença é desafiadora porque, dessa forma, essas células que migraram podem se espalhar e crescer em outras partes do corpo, como no intestino, no reto, na bexiga, no peritônio, no pulmão e no cérebro.
Importante: a endometriose não se espalha como um câncer, pois em algumas situações os focos são transportados diretamente pelo sangue.
Fonte: Clínica CEU
Sintomas
A endometriose é uma doença tratável. Por isso, para manter uma melhor qualidade de vida, é de extrema importância que a mulher atente-se aos sintomas e procure um médico em casos de incidência deles. Alguns são:
- dor pélvica crônica;
- cólicas menstruais de forte intensidade;
- dor ao urinar ou evacuar;
- dor durante relações sexuais;
- dificuldade de engravidar.
Como é feito o diagnóstico?
Hoje em dia, o diagnóstico da endometriose é feito com a apresentação clínica, reservando a laparoscopia, procedimento invasivo, para casos específicos. A laparoscopia, mesmo sem biópsia, é aceita como diagnóstico definitivo, mas os exames de ressonância magnética são sinais altamente sugestivos.
A endometriose pode afetar bastante a vida da mulher, por isso, o diagnóstico precoce é seu maior aliado. Reconhecer a doença logo nos estágios iniciais ajuda no tratamento e permite com que a qualidade de vida da paciente seja mantida da melhor maneira possível. Vamos levar a campanha do Março Amarelo cada vez mais longe.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nós sempre prezamos pela saúde da mulher.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O