Campanha Janeiro Branco faz um convite para refletirmos sobre nossa saúde mental, qualidade de vida e sobre as nossas emoções. O Sistema único de Saúde (SUS) define o termo saúde mental como um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
A campanha Janeiro Branco tem como foco a saúde mental, qualidade de vida e o equilíbrio das nossas emoções. Isso porque, quando estamos em equilíbrio com esses fatores chegamos ao estado de bem-estar e a ausência deste, consequentemente, a falta deles pode acarretar alguns transtornos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), existem diversos transtornos mentais com suas especificidades, caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos.
Quais são os transtornos mais comuns?
A psicóloga hospitalar Virginia Tavares Bonon explica que os transtornos podem afetar qualquer pessoa e variam em diferentes classificações e graus. Os mais comuns e conhecidos na população são:
- Depressão
- Bipolaridade
- Ansiedade
- Transtornos alimentares (anorexia e bulimia)
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Esquizofrenia
Ela ressalta a importância de procurar ajuda profissional em situações como essas. “Qualquer transtorno requer diagnóstico e tratamento de especialistas em saúde mental (psiquiatras e psicólogos) e as causas de desenvolver um transtorno mental são multifatoriais”, aponta.
Como ajudar alguém com transtorno mental?
“Seja empático, respeitoso, compreensivo e ofereça apoio. Portanto, é preciso informação e conhecimento para auxiliar, a desinformação gera preconceitos, julgamentos e tabus/mitos. É essencial que busque orientações específicas com os profissionais (psiquiatras e psicólogos) que estejam acompanhando o tratamento”, alerta a psicóloga hospitalar Virginia Tavares Bonon.
Virginia Tavares Bonon
Psicóloga Hospitalar
CRP – 04/36251
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O