O Hospital Santa Clara mais uma vez proporcionou uma troca de experiências entre médicos cardiologistas da cidade. A primeira edição do Simpósio de Cardiologia contou com palestras de profissionais renomados do corpo clínico do hospital e com a participação do Dr. Bruno Caramelli, professor associado da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Estudantes de medicina, residentes, médicos, profissionais da área e enfermeiros de unidades especiais viram a apresentação prática dos medicamentos em tratamentos, como: infarto e próteses valvares, na prevenção de doenças hospitalares, como: trombose venosa e embolia pulmonar e tiveram a oportunidade de estudar e saber como reagir em situações distintas com exemplos clínicos.
Há diversos anos atuando na área, o Dr. Bruno Caramelli, professor associado da disciplina de cardiologia da USP, falou sobre a anticoagulação em duas condições prevalentes: tromboembolismo pulmonar (TEP) e fibrilação atrial (FA). “O tromboembolismo pulmonar é uma condição constantemente fatal e muito frequentemente não diagnosticada. Mais da metade das pessoas que morrem desta doença, só tem o laudo correto na autópsia. E é uma condição com o tratamento disponível hoje, amplamente curável, tratável. Na minha palestra, abordei metodologias para aprimorar o diagnóstico, porque atualmente nós temos métodos terapêuticos de tratamento cada vez mais efetivos e seguros para tratar esses pacientes. Já a fibrilação atrial é muito comum, é um tipo de arritmia no coração, e também tem uma série de complicações, por isso a importância de conhecer novos tratamentos, mais seguros e que apresentam menor risco de hemorragia”, disse.
O cardiologista Conrado Ceccon, foi um dos responsáveis pela organização do simpósio. “Os temas foram selecionados com a intenção de contribuir para a atualização e aprimoramento dos profissionais de cardiologia com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e do atendimento na área da saúde”, afirmou.
O evento aconteceu no auditório Dr. Hermilon Correa, voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde de Uberlândia e região. “A proposta da diretoria do hospital, no que diz respeito aos simpósios, jornadas e congressos é voltada para a aprimoração da comunidade médica e dos especialistas em saúde. A fim de colaborar para a constante formação de todos”, afirmou o Dr. Armando Oscar de Freitas, diretor clínico do Hospital Santa Clara.
Palestras
Foram 4 palestrantes convidados para apresentar seus conhecimentos e colaborar com a atualização dos medicamentos dentro do tema principal.
• Anticoagulação oral no TEP/TVP e na fibrilação atrial
Dr. Bruno Caramelli – Professor associado da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP);
Uso Prático de Anticoagulantes
• Anticoagulação no paciente clínico
Dr. Conrado Ceccon – Especialista em cardiologia;
• Anticoagulação no paciente cirúrgico
Dr. Marnay Helbo – Especialista em cirurgia do aparelho digestivo;
• Anticoagulação no paciente cardiopata
Dr. Andreson Duque – Especialista em cardiologia.
Dr. Armando Oscar de Freitas, Dr. Conrado Ceccon, Dra.Daniela Falqueto Alvim, Dr. Bruno Caramelli, Dr. Marnay Helbo, Dr. Anderson Duque e Dr. Cláudio Ceecon.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O