Com o intuito de aprimorar os serviços, oferecer um atendimento de excelência e assistência segura aos pacientes, o Hospital Santa Clara se prepara para alcançar novos patamares e padrões internacionais na área da saúde: Accreditation Canada International (ACI).
Esta acreditação trata-se de um processo que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a segurança dos serviços prestados aos clientes, por meio de recursos institucionais próprios, submetido ao método, para garantir a qualidade da assistência com padrões previamente definidos. Não corresponde a uma forma de fiscalização, mas a um programa de educação continuada.
Dr. Rubens Covello, Dr. Luiz Alessandro de Moraes, Dra. Tânia de Fátima Alves, Dra. Daniela Falqueto e Dr. Armando Oscar de Freitas. (Foto: Kaká Fotografias)
Para apresentar o modelo de Acreditação Canadense (Qmentum) o Hospital Santa Clara promoveu um evento com a diretoria, membros do corpo clínico, colaboradores e imprensa, juntamente com o superintendente Executivo do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello, que esteve em Uberlândia para esta noite de comemoração. “Esta é uma metodologia que existe desde 1975, chegou ao Brasil em 2006 e já está presente em instituições em todo o Brasil, entre as que já estão acreditadas e as que estão desenvolvendo processo de Acreditação”.
O CEO também explicou os benefícios do processo para a instituição. “Todo processo de acreditação é centralizado no paciente e quem ganha com este processo de amadurecimento na segurança da gestão é a comunidade da cidade de Uberlândia. O Hospital Santa Clara foi extremamente corajoso em entrar neste processo, porque é uma metodologia estruturada com o foco muito maduro, de transparência e governança, que beneficia a todos. Este processo é focado primeiro no paciente e depois no colaborador. Um outro fator relevante do Programa de Acreditação Internacional Canadense é fazer com que haja mais transparência entre a alta administração e o corpo de colaboradores”.
O QMentum, significa “momento de qualidade” – é um método que está alicerçado em 3 pilares: governança clínica, medicina baseada em evidência e menos sobrecarga em colaboradores durante o processo, oferecendo uma forma de atendimento de excelência mais ajustada a realidade das instituições de saúde.
Dr. João Thomaz, Ângelo, Dra. Tânia, Cornélio, Dr. Armando, Dr. Luiz Alessandro, Dra. Daniela e o CEO Rubens Covello durante o evento de apresentação. (Foto: Kaká Fotografias)
O programa canadense de acreditação aposta na redução de eventos adversos, no aumento da confiabilidade, na redução de custos e no aumento da rentabilidade sempre focando na melhora da qualidade e da segurança dos cuidados com o paciente e no atendimento às necessidades da população.
Após a apresentação, os diretores e colaboradores do Hospital falaram sobre a adaptação e a transformação que a nova metodologia proporcionará a todos, em suas diferentes funções.
“O mais importante deste processo é a visão do paciente, pois todo o método de acreditação visa, principalmente, a melhoria do atendimento. Eu, como diretora técnica, trabalhando diretamente com a enfermagem, sei que teremos um trabalho imenso de mudança em alguns procedimentos, mas o fato de estarmos buscando estas melhorias já incentiva toda equipe a aprimorar a eficiência no atendimento do paciente, que é o nosso maior interesse. ” Dra. Tânia de Fátima Alves – Diretora Técnica.
“A acreditação traz para o Hospital um crescimento muito grande. Não só o reconhecimento, que será internacional, mas o aprimoramento para os médicos e toda a equipe com estudos contínuos e aperfeiçoamento, resultando em inúmeros benefícios aos pacientes. Estes procedimentos fazem parte de um crescimento contínuo da instituição, que está sempre empenhada em buscar diferenciais, tanto para os colaboradores quanto para a comunidade”. Dr. Armando Oscar, de Freitas – Diretor Clínico.
“Com este processo conseguiremos desenvolver e valorizar os profissionais que fazem parte da nossa equipe. Elevando o conhecimento de todos por meio dos programas de capacitação e da segurança para desenvolver as atividades. Pois teremos os processos mais definidos, baseados em protocolos e com a medição dos resultados do trabalho, facilitando a avaliação do desempenho de todos e interferindo, diretamente no plano de carreira de cada profissional” Cornélio de Castro Neto – Coordenador de Recursos Humanos.
“Esse será um processo no qual todos ganham, pois quando falamos em sustentabilidade temos uma visão altruísta, ou seja, não pensamos em crescer sozinhos. Então, desta forma, todo mundo cresce junto, a população se beneficia com um atendimento seguro e os profissionais de saúde também se privilegiam, pois verão o trabalho deles aprimorado e com melhores resultados” Dra. Daniela Falqueto – Vice-Diretora.
Ana Paula Lo Gullo, Dr. Rubens Covello, Irinea Marques e Angelo Rodrigues (Foto: Kaká Fotografias)
“O sistema de acreditação traz benefícios para todos os setores do Hospital. Em primeiro lugar está o benefício para o paciente, já que as ações e a assistência se tornam mais padronizados, uniformes e sempre centrado no paciente. Isso gera consequências na área administrativa econômico-financeira porque, seguindo um padrão de forma mais homogênea, há uma redução de custos e podemos programar melhorias nas ações. Como um todo, para o Hospital, há um ganho na área administrativa e na área assistencial e para o médico também, já que estes modelos de acreditação sempre tratam os protocolos, as condutas baseadas em evidências e isso faz com que o médico siga estes padrões, proporcionando diversas vantagens ao paciente” Dr. Luiz Alessandro de Moraes – Diretor Administrativo.
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