A Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) é uma organização privada, sem finalidade econômica e de interesse coletivo, que tem como objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação, que está relacionado ao projeto de implantação da qualidade e melhoria dos processos de trabalho na área da saúde. É parte importante desse esforço melhorar a qualidade da assistência prestada pelos hospitais aos pacientes.
A organização hospitalar é considerada um sistema complexo, onde as estruturas e os processos são de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final, sendo assim neste processo, não se avalia um setor ou departamento isoladamente.
O Processo de Acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares e, principalmente de educação permanente dos seus profissionais.
O Hospital Santa Clara promoveu os ajustes necessários nos padrões exigidos, de maneira a compatibilizá-los com o princípio orientador de cada nível:
Nível 1 – Acreditado – princípio de segurança e estrutura
Nível 2 – Acreditado Pleno – princípio de gestão (organização)
Nível 3 – Acreditado com Excelência – princípio de excelência em gestão (práticas de gestão da qualidade)
Para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos. Tudo isso acontece seguindo alguns passos importantes para sua implementação como: Diagnóstico interno, implantação de melhorias, avaliação do avanço, diagnóstico externo, nova implantação de melhorias, avaliação para a acreditação.
O Hospital Santa Clara atendeu a todos os requisitos e foi acreditado ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência, com o objetivo principal de melhorar, para pacientes e acompanhantes, a qualidade dos cuidados e proporcionar um ambiente livre de riscos para pacientes, médicos e funcionários. Passa a ser o primeiro Hospital do Triângulo Mineiro a ter este título o que é extremamente importante para uma instituição de saúde.
Foram estabelecidos os fatores relevantes para cada nível:
Nível 1: Identificação dos requisitos legais e técnicos mínimos para a existência no negócio, Identificação da cadeia de valor e processos-chave, Mapeamento e padronização dos processos primários e de apoio, Identificação dos riscos e definição de mecanismos de controle, Elaboração do Plano de Objetivos e Metas Organizacionais, Avaliação e implantação da Gestão por Competências, Ficha de indicadores básicos de qualidade e segurança, Protocolos clínicos conforme perfil.
Nível 2: Estabelecimento e gerenciamento de mecanismos de controle para os processos-chave e de apoio (manuais de normas, rotinas e procedimentos dos serviços, unidades, documentos atualizados e disponíveis), Estabelecimento de programa de educação continuada, Estabelecimento de grupos de melhoria de processos, Sistemática de análise crítica implantada.
Nível 3: Gerenciamento do desempenho para toda a organização, ciclos de melhorias com impacto sistêmico, sistema de informação baseado em taxas e indicadores que permitem análises e comparações, Estabelecimento de cronograma para Análise Crítica de Processos, Sistema de aferição de satisfação dos clientes (internos e externos).
Para a Diretoria Técnica do Hospital Santa Clara, conforme Dr. Luiz Alessandro de Moraes, "a certificação ONA nível 3 não é um fim. É um meio de motivar e empenhar toda nossa equipe a melhorar continuamente a qualidade e a segurança dos serviços que prestamos à sociedade. A excelência não é este momento de conquista, a excelência está no hábito de buscá-la permanentemente e foi esta mentalidade que conseguimos implantar no nosso Hospital. A acreditação com excelência (nível 3) não é uma conquista para a instituição. É uma conquista voltada para nossa população que se beneficia com a qualidade de nossos serviços."
A conquista da Acreditação ONA Nível 3 veio após 04 anos de trabalho e dedicação, envolvendo diretoria e colaboradores, uma vez que a certificação ONA nível 2 havia gerado experiências positivas no processo de adaptação.
Para garantir esta vitória foram necessários investimentos contínuos em processos, educação continuada para colaboradores, revisões e alterações de muitos processos internos.
Essa certificação não traz benefícios apenas para o Hospital Santa Clara, que ganha com a credibilidade de prestação de serviços na saúde em Uberlândia, mas acima de tudo os maiores beneficiados são pacientes e familiares que contam a partir de agora com um Hospital especializado e credenciado para a prestação de serviço da maior qualidade em Uberlândia e região.
Fonte: Conteúdo elaborado por – Assessoria de Imprensa – Capri Marketing e Comunicação
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