Durante a gestação, a alimentação da gestante é responsável pelo desenvolvimento do feto, por isso é muito importante ter atenção redobrada. Entretanto, existem alguns mitos e verdades que circulam esse assunto, o que pode acabar levando a mãe a tomar decisões erradas referentes à alimentação na gravidez.
1 – A mãe não precisa comer duas vezes mais
Algumas pessoas dizem que uma mulher grávida deve comer por dois, para compensar pelo bebê em desenvolvimento. Será que isso é verdade?
Não! Essa afirmação é mito. Apesar de as mulheres grávidas precisarem, sim, se alimentar bem durante a gestação, os médicos indicam que se adicione cerca de 300 calorias por dia à sua dieta normal e que se mantenha um acompanhamento nutricional especializado.
Maus hábitos alimentares durante a gestação podem ser perigosos, inclusive se você aumentar muito a quantidade de comida que ingere.
2 – O que comer e o que não comer
Não é recomendada a ingestão de carnes cruas. Opte sempre por carnes bem passadas – esses alimentos, quando crus, podem causar intoxicação alimentar e, até mesmo, toxoplasmose.
Devem ser ingeridos alimentos ricos em: vitamina A e B12, ômega 3, zinco, cálcio e ácido fólico. Lembre-se de sempre higienizar bem todas as frutas e vegetais.
3 – Nada de beber e fumar
O consumo de bebidas alcoólicas e tabaco na gravidez está associado ao atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê. Por isso, a mulher grávida não deve, em momento algum, beber ou fumar. Quando já grávida, o cigarro e as substâncias tóxicas nele presentes, principalmente o monóxido de carbono e a nicotina, estão relacionados a um maior risco de abortamento, alterações placentárias, malformações fetais e restrição no crescimento do feto.
Ala Materno Infantil no Mater Dei Santa Clara
A Ala Materno Infantil do hospital possui suítes, enfermarias e sala de parto. Também temos berçário, o local de acolhimento do bebê após o seu nascimento, onde ele recebe todo o conforto, cuidado e atendimento de qualidade.
Na sala de parto, possuímos banheira aquecida, para entregarmos ainda mais conforto à mãe. O Hospital Mater Dei Santa Clara foi o primeiro hospital de Uberlândia a possuir essa banheira na sala de parto normal.
Além disso, temos UTI Neonatal, Pronto Atendimento Ginecológico 24h, Centro Obstétrico e uma equipe especializada em maternidade e em aleitamento materno. Todos esses processos são idealizados para garantir que os cuidados à mãe e ao bebê sejam assegurados.
Para mais informações, visite nossa aba de Maternidade.
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, estamos preparados para te receber quando precisar de nosso atendimento. Nosso setor de maternidade é construído e gerido pensando no melhor para as famílias.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O