Esse mês de fevereiro apresenta a campanha do Fevereiro Roxo, para a conscientização de doenças crônicas como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Elas são doenças incuráveis, e a campanha visa melhorar a qualidade de vida de quem as possui e ajudar no cuidado aos sintomas. A campanha recebe o apoio da Secretaria de Estado de Saúde.
O Alzheimer
Falando mais sobre Alzheimer, o sintoma que mais caracteriza essa condição é a demência, distúrbio cerebral que leva à perda de qualidades intelectuais e sociais. Ela é mais comum em idosos acima de 60 anos. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a população idosa do país chega a cerca de 15 milhões de pessoas, e 6% delas possuem Alzheimer.
Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz)
Diagnóstico
Não existe exame único específico que possa garantir a incidência do Alzheimer, por isso, são realizados exames de imagem (como tomografia e ressonância magnética), avaliações neuropsicológicas e exames de sangue, para que outras possíveis doenças sejam excluídas e o Alzheimer seja confirmado.
Ainda não sabemos exatamente quais são as causas do Alzheimer, mas sabemos que ele está conectado à alta idade e ao histórico familiar. Por isso, nesses cenários, é importante redobrar a atenção para com a doença.
Prevenção do Alzheimer
Algumas atitudes de vida saudável ajudam muito na prevenção do Alzheimer. Por isso, tente sempre:
- Realizar atividade física apropriada para a idade;
- Ter uma alimentação balanceada e voltada para alimentos naturais;
- Prevenir fatores de risco vascular como diabetes, hipertensão e dislipidemias;
- Evitar o tabagismo e o consumo de álcool em excesso;
- Realizar atividades intelectuais: testes, exercícios mentais, etc;
- Preservar relações sociais e familiares (convivência interpessoal, manutenção e reforço de vínculos afetivos).
Segundo o Dr. Fernando Mattar Accetti, da Rede Mater Dei, a evolução da doença é muito variável. Podem se passar de 10 a 15 anos desde o início dos sintomas (como a perda de memória recente) até um comprometimento mais grave (como limitação de marcha e da capacidade de engolir). A doença em si não leva à morte, mas leva a complicações decorrentes do comprometimento de diversas funções.
Fonte: Blog Vida Saudável
A Rede Mater Dei atende os pacientes com cuidados em todas as fases da vida, por isso, não hesite em nos procurar em casos de necessidade.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que é relacionado à saúde e ao bem-estar!
________________________________________________________________
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O