As festas de fim de ano estão chegando e para curtir sem culpa é necessário tomar alguns cuidados com os excessos! Mas, quando falamos de cuidado, não queremos dizer para você não participar das confraternizações e nem experimentar as comidas deliciosas, não! Você pode e deve comemorar, só que com limites.
Pois, o cuidado com a saúde é diário e, ninguém quer passar mal em pleno Natal, não é mesmo?!
Pensando nisso, para te ajudar a evitar os excessos nesse fim de ano, conversamos com a Dra. Cristiane Elias, nutricionista do Hospital Santa Clara. Confira!
5 dicas de como cuidar da saúde nas festas de fim de ano
Para começar o ano novo com o pé direito, abaixo separamos as principais dicas para cuidar da saúde nessa reta final e ainda se divertir e aproveitar as festas.
1 – Mantenha-se hidratado
Como aqui no Brasil as festas de final de ano caem no verão, é importante se manter hidratado e passar bastante protetor solar, pois os dias de sol quente prometem.
Dessa forma, tenha sempre uma garrafinha de água com você e beba de tempos em tempos e não apenas quando a sede aparecer. Se você tiver filhos, ofereça água para eles a todo momento também.
Agora, se você gosta de beber socialmente nas festas de fim de ano, intercale a bebida com água. Pois, ingerindo água após 1 copo de bebida alcoólica, você não ficará tão bêbado, não irá passar mal e nem terá muita ressaca no dia seguinte!
2 – Prove um pouco de cada prato da ceia de Natal
Ah, a ceia de Natal com todas aquelas comidas gostosas… Sim, um dos maiores desafios da ceia é não se empanturrar de comida e depois passar mal, seja de azia ou dor no estômago.
Desse modo, a dica é: vá com calma e prove um pouco de cada prato. Coloque pequenos pedaços e coma com calma, mastigando bem os alimentos. Assim, a sensação de saciedade não é tão grande e ainda sobra um espaço para provar as sobremesas.
Fique de olho nos pratos muito gordurosos (esses o recomendado é apenas provar mesmo) e quem tem restrições alimentares, como intolerância ao glúten e a lactose, cuidado redobrado para não ingerir esses itens e passar mal.
Outra dica para saborear os diversos pratos é ir ingerindo líquidos nos intervalos das refeições. Mas, cuidado para não exagerar no refrigerante, okay!
“É importante evitar exageros, tanto na comida quanto na bebida. Não durma de barriga muito cheia e tenha em casa alguns efervescenter para ajudar na digestão”, orienta a nutricionista.
3 – Atenção com as bebidas
Como falamos acima, não é recomendado beber muito refrigerante, pois o nível de açúcar da bebida é bastante alto e é bom também evitar entrar na bebida alcóolica.
Ou seja, como a gente sabe que não dá para não tomar essas bebidas, a dica é igual a da comida: beber em poucas quantidades. Além disso, prefira as bebidas zero ou sucos naturais e não abuse na quantidade de bebida alcóolica e vá intercalando com um copo de água para acordar disposto no outro dia!
Desse modo, beba com moderação, não passe do ponto nas bebidas alcoólicas, principalmente se for na festa de fim de ano da empresa e não misture remédios controlados com álcool, pois essa junção pode ser perigosa para a saúde.
4 – Mantenha as medidas contra o covid-19
Para proteger as pessoas mais velhas e com comorbidades é necessário, ainda, tomar alguns cuidados com a covid-19 e outras doenças virais.
Desse modo, antes de ir nas festas veja se você e sua família já tomou todas as doses disponíveis da vacina, prefira ir em locais abertos ou bem ventilados e claro, use o álcool em gel a todo momento, talheres descartáveis, não compartilhe copos e itens pessoais, como batons e maquiagem e na hora de servir a ceia, ofereça máscara e luvas descartáveis para as pessoas usarem ao se servirem.
Fazendo isso, é uma forma de evitar que as pessoas do grupo de risco estejam 100% expostas ao vírus.
5 – Não deixe de praticar as atividades físicas
Para manter e recuperar o prejuízo das festas de fim de ano, não pare de fazer suas atividades físicas. Continue o ritmo, pois manter o hábito é o que motiva e fortalece a saúde.
Desse modo, nada de preguiça! E, mesmo que a academia esteja fechada por causa do fim do ano, vá correr no parque, faça uma caminhada próximo a sua casa ou assista aulas de aeróbica no Youtube para não perder o hábito.
Portanto, você pode e deve aproveitar as festas de fim de ano, basta ter moderação e continuar com os hábitos saudáveis no começo do próximo ano!
Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja mais dicas como essas no nosso Instagram.
Confira os dados da Dra Cristiane Elias, aqui.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O