A voz é de extrema importância para o convívio social, para a comunicação interpessoal e comunitária, além de expressar a personalidade de um ser humano, o seu estado físico e emocional. Alterações na estrutura da prega vocal, na coordenação neuromuscular e no estado psicológico do indivíduo podem levar a uma alteração da voz. Por isso, alguns cuidados são necessários para a manutenção de uma boa saúde vocal.
O som da voz é produzido pela pressão de ar gerada pelos pulmões, associado ao movimento dos músculos da laringe. Ao respirarmos, as pregas vocais (cordas vocais) se abrem e o ar entra e sai dos pulmões. Ao falarmos, o ar sai dos pulmões e passa pelas cordas vocais, produzindo uma vibração – a voz.
Segundo o otorrinolaringologista Alexandre Fogaça, do Hospital Santa Clara, os problemas mais comuns das pregas vocais evidenciados no consultório são cistos, pólipos, nódulos (calos), granulomas de refluxo, laringites crônicas e infecciosas, irritações e câncer de laringe. “Para a grande maioria o tratamento é clínico, onde o paciente utiliza medicamentos para eliminar o processo inflamatório e infeccioso presente. Em conjunto a isso, é de extrema importância o tratamento de fonoaudiologia com profissionais da área. Há casos extremos em que o tratamento cirúrgico pode ser indicado, como cistos, granulomas que não respondem a medicação e tumores. Também há casos em que o uso do Botox nas pregas vocais é indicado, para aliviar o uso abusivo da voz e alterações musculares de laringe”, explica Alexandre.
Os principais sintomas relacionados às alterações da laringe, e consequentemente em anormalidade da voz, são: irritação frequente da garganta, tosse persistente, sensação de corpo estranho na garganta, dor referida no ouvido, dor ou dificuldade para engolir, falta de ar e até mesmo gosto de sangue na boca. “Esses sinais e sintomas devem alertar o paciente para algum provável problema na laringe. Os principais cuidados para uma saúde vocal adequada estão relacionados a uma alimentação adequada feita nos horários corretos e hábitos de vida saudáveis”, comenta o médico.
Entre os alimentos que devem ser evitados estão frituras, comidas gordurosas, chocolates, refrigerantes, café, entre outros. Deve-se evitar alimentações antes de deitar ou dormir, para eu não ocorra o refluxo gastresofágico, que pode potencializar possíveis lesões irritativas na laringe. Exercícios físicos também auxiliam tanto para melhorar a função pulmonar quanto na manutenção do peso corporal, o que ajuda a prevenir o refluxo.
“É importante lembrar que um dos maiores problemas relacionados à saúde vocal é o tabagismo, devido aos efeitos nocivos na laringe, pulmão e todo o organismo. Além disso, o tabagismo e o abuso de bebidas alcóolicas estão relacionados a um maior risco de incidência de câncer de laringe”, atenta Alexandre.
Aos profissionais cujo instrumento de trabalho principal é a voz, como cantores, professores, atendentes de telemarketing e outros, é importante que se evite o uso abusivo da voz. A recomendação é fazer aquecimento e exercícios vocais de forma sistemática, além de ter uma jornada de trabalho adequada e estar ciente quanto aos possíveis sintomas de voz comprometida.
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dr. Alexandre Fogaça – Otorrinolaringologista
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O