Não, já respondemos de prontidão: dor durante a relação sexual não é normal. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica.
O órgão genital feminino tem formato e elasticidade adaptáveis para a prática sexual e para a passagem da criança durante o nascimento. Portanto, raramente problemas de dor durante o sexo estão relacionados ao formato do órgão.
Na maioria dos casos as dores são causadas por infecções ou até mesmo por fatores psicológicos. Mas, para tirar todas as dúvidas e questões sobre esse assunto, conversamos com a Dra. Gisele Vissoci Marquini, ginecologista do Hospital Santa Clara.
Leia mais para saber mais.
O que pode ser a dor durante a relação sexual?
A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes.
“As disfunções sexuais femininas são chamadas de dispareunia. É importante relatar à sua ginecologista caso esse problema aconteça frequentemente. Às vezes a dor pode acontecer por falta de lubrificação, uma posição não muito confortável ou ainda em casos de inflamações ou algum problema ginecológico. Por isso, a importância de manter as consultas em dia e sempre relatar todas as queixas ao profissional que te assiste”, explica a doutora.
As dores podem atingir a vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estar ou não relacionada ao uso de preservativo.
O que causa problemas de resposta sexual?
Os seguintes motivos estão entre os mais comuns:
- Estado emocional: emoções como medo, culpa, vergonha ou constrangimento em relação ao sexo podem dificultar o relaxamento. Quando você não consegue relaxar, a excitação é difícil e pode resultar em dor. Além disso, dificulta a produção de lubrificação natural, o que faz a penetração ser dolorosa e traumática. Estresse e fadiga também podem afetar seu desejo de fazer sexo.
- Problemas no relacionamento: problemas com seu parceiro podem interferir fortemente na sua resposta sexual. Embora para algumas pessoas o sexo possa vir como uma forma de reconciliação, para a maioria é importante estar bem com o parceiro para ter uma relação agradável.
- Medicamentos: muitos medicamentos podem reduzir o desejo sexual. Como, alguns antidepressivos muito utilizados também afetam o desejo e a excitação sexual.
- Problemas do parceiro: se o seu parceiro tiver um problema sexual, como disfunção erétil ou ejaculação precoce, pode ser que o sexo se torne menos prazeroso para você. É importante avaliar as causas do problema do parceiro e, sempre que possível, tratar.
Quais condições ginecológicas podem causar dor durante a relação sexual?
A dor durante a relação pode ser um sinal de alerta para muitas condições ginecológicas. Algumas dessas condições podem levar a outros problemas se não forem tratadas:
- Alterações hormonais: Durante a perimenopausa e a menopausa, a diminuição dos níveis do hormônio feminino estrogênio pode causar secura vaginal. Podem melhorar esse sintoma a terapia hormonal local com o uso de cremes de estrogênio ou uso de lubrificantes e hidratantes vaginais.
- Vaginite: um processo inflamatório da vagina pode ser causado por fungos ou infecções bacterianas. Os sintomas são corrimento, coceira e queimação da vagina e da vulva. Geralmente requerem tratamento medicamentoso.
- Vaginismo: O vaginismo é uma contração involuntária dos músculos na abertura da vagina, podendo causar bastante dor durante a relação sexual. Pode até mesmo impedir a penetração. É uma condição que pode ser tratada com diferentes formas de terapia.
- Parto: As mulheres que tiveram episiotomia ou lacerações no períneo durante o parto podem sentir dor durante a relação que pode durar vários meses. Pode ser tratada com fisioterapia pélvica e medicamentos, podendo precisar de cirurgia em alguns casos.
- Cirurgias prévias: mulheres que fizeram cirurgias abdominais, pélvicas ou perineais podem sentir dor na relação. É o que acontece em algumas mulheres após cesarianas e perineoplastias. As áreas de cicatrização podem gerar aderências e fibroses, deixando os tecidos mais rígidos, levando ao aparecimento de dor.
- Problemas na pele: algumas condições médicas podem resultar em úlceras ou outras lesões na pele da vulva. Entram nesse grupo vários problemas, desde dermatite de contato a herpes genital, cada um com tratamento específico.
- Outras causas: Doença inflamatória pélvica, endometriose e aderências abdominais/pélvicas (pós-cirúrgicas) estão associadas à dor durante a relação sexual.
Como é feito o tratamento da dor durante a relação sexual?
O tratamento depende da causa. Contudo, a maior parte das pacientes se beneficiam de um tratamento multidisciplinar. Isso significa que pode envolver ginecologista, sexólogo, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais.
Quer saber mais informações sobre o assunto ou outro ponto importante para sua saúde? Clique aqui. E se quiser saber mais sobre a Dra. Gisele Vissoci Marquini clique aqui.
Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 34170
RQE: 19701
One Response
Sinto muita dor na hora da relação e depois quando faço relação passo o dia todo sentido dor