As dores de cabeça incomodam bastante e atrapalham no rendimento das tarefas mais simples. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), esse problema atinge cerca de 70% dos brasileiros.
O problema, que pode parecer banal para algumas pessoas, pode levar a sofrimento intenso, perda de qualidade de vida e até produtividade no trabalho, especialmente se ocorre 15 dias ou mais por mês.
Como aliviar o sintoma:
O neurologista do Hospital Santa Clara, Dr. Lauro Figueira, explica que a alimentação influencia nas dores de cabeça. “A prática regular de exercícios físicos, dormir bem e ter uma alimentação saudável são grandes aliados na prevenção das crises de dor”, explica o médico.
Segundo o Dr. Lauro, a maior parte das dores de cabeça é primária, não apresentando uma causa grave subjacente, como um tumor, derrame ou aneurisma – neste grupo está a Enxaqueca (ou Migrânea) e a Cefaleia tipo tensão.
“Crises de dor de cabeça podem ser deflagradas por vários motivos como estresse emocional, privação do sono e menstruação nas mulheres. Em particular, na enxaqueca os cheiros fortes, o uso de bebidas alcoólica, em especial o vinho, e alguns alimentos gordurosos e condimentados podem precipitar crises”, explica o doutor.
Quando procurar um médico:
Apesar de muito comum, é preciso ficar atento quanto às dores de cabeça saem da normalidade. Se as dores ocorrem mais de três dias por mês ou se as dores são fortes e te fazem perder horas de seu dia é importante buscar ajuda, procurando um neurologista.
“Raramente as dores de cabeça também podem ser sintomas de doenças mais graves (neste caso as chamamos de secundárias). Por isso, é importante ficar atento a sinais de alarme como dores de cabeça novas, que ocorrem de forma súbita ou que pioram progressivamente; dores que surgem após os 50 anos; que estão associadas a outros sintomas como febre, perda de força ou alterações visuais; ou mesmo em pessoas que têm condições como imunossupressão ou estão usando anticoagulantes. No caso de suspeita de dor secundária, o médico pode indicar uma investigação e tratar não só a dor, mas a doença que a causa”, finaliza Dr. Lauro.
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O