No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data importante que tem como objetivo agradecer a todos os doadores pela ação altruísta de ajudar o próximo. Além disso, a data também serve para mobilizar a população a se tornarem doadores de sangue.
Para quem não sabe, o sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte quando necessário e para emergências, por isso a doação se torna tão necessária.
Vale lembrar que o mês de novembro foi escolhido, pois é um período de baixas doações devido à proximidade com o final de ano, as pessoas tendem a viajar mais e acabam esquecendo de doar sangue, ficando, assim, os estoques vazios e isso é preocupante.
Para nos ajudar a entender a importância de doar sangue, conversamos com o Dr. Adriano Barra Della Torres, cirurgião do Hospital Santa Clara. Boa leitura!
Como funciona a doação de sangue?
A doação de sangue é um processo voluntário, no qual o doador marca um horário antecipadamente no hemocentro da sua cidade e se ele cumprir com todos os critérios de doação, seu sangue será coletado para armazenamento no banco de sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde do doador, pois o corpo começa a produzir mais sangue imediatamente. Além disso, um adulto tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml, ou seja, não é uma quantidade que irá enfraquecer o doador. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e uma doação poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio e nutrientes a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções, além de participar na coagulação. Não existe outro componente que substitua o sangue, então o ato de doar é um ato de salvar vidas!
Quem pode doar?
Existem algumas regras para doação de sangue, como:
- Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos;
- Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais;
- Todo doador deve apresentar um documento original de identificação com foto;
- Para doar sangue o doador não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou em grande quantidade, será necessário aguardar quatro horas.
- Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.
Quais são as condições básicas para doar sangue?
Além das regras, por questões de saúde, algumas condições básicas devem ser seguidas, como:
- Pesar mais de 51 quilos;
- Não utilizar os medicamentos que podem impedir a doação. Confira a lista de medicamentos restritos aqui;
- Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação (considerando ingestão de até 40g de álcool);
- Não ter contato direto com pessoas positivas para Covid-19.
Portanto, doar sangue é um ato de amor pelo próximo e salva vidas. Então, se você tiver condições de doar, fale com o hemocentro da sua cidade e faça uma doação porque vai ajudar muitas pessoas!
Gostou do conteúdo? Clique aqui e saiba como entrar em contato com o Hemocentro de Uberlândia, cidade ao qual nós estamos localizados.
Veja aqui os dados do Dr. Adriano Barra Della Torres.
Adriano Barra Della Torres
Cirurgião Geral
CRM: 61312
RQE: 40986
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O