Em pesquisa realizada no ano de 2015 pelo Ministério da Saúde, o Brasil apresenta uma diminuição no número de fumantes. Nos últimos nove anos, a taxa de fumantes caiu 30,7%. Além disso, a meta do Ministério é que até 2020, o índice de fumantes no país seja de 9,1% e que haja uma diminuição no número que hoje, é de 10,8%.
No dia 29 de Agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Tabaco e, apesar do índice de fumantes haver diminuído, não há muito o que comemorar. A pesquisa também mostra que a população começa a fumar cada vez mais cedo, incluindo 24,2% de adolescentes de 13 a 15 anos que fumam pela primeira vez.
De acordo com a pneumologista do Hospital Santa Clara, Ana Alice Londero dos Santos, o tabaco é responsável por diversas doenças e pode trazer sérios riscos à saúde. “Entre as principais doenças causadas pelo uso de tabaco, podemos destacar as chamadas Doenças Pulmonares Obstrutivas Cardiovasculares (DPOC). Dentre elas, as mais graves são o tumor e câncer de pulmão e enfarto, que podem levar à morte.”
Ela explica que há tratamentos para pessoas que desejam parar de fumar e que, muitas vezes, isso só depende da força de vontade do paciente. “Ele precisa querer parar de fumar. Após isso, podemos ministrar medicação, que vai auxiliar na diminuição da vontade de fumar. Além desse método, indicamos a atividade física, que vai ajudar na diminuição da ansiedade e na melhoria da sua qualidade de vida.”
A pneumologista também explica sobre a velha história de que ‘parar de fumar engorda’. “Muitas pessoas chegam ao consultório com o medo de pararem de fumar e ganharem muito peso. O aceitável é que a pessoa ganhe até três quilos e sim, quando a pessoa para de fumar, a tendência é que ela engorde, pois o paladar e o olfato, que antes estavam comprometidos pelo uso do tabaco, agora desempenham bem o seu papel.”
Foto: Divulgação
Conteúdo: Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fonte: Dra. Ana Alice Londero dos Santos
Especialidade: Pneumologia / Espirometria
CRM: 267988 RQE: 7971
Posts Relacionados
Laços: uma campanha de Outubro Rosa da Rede Mater Dei
Acreditar será sempre a parte mais importante de todo o processo. A luta pelo autocuidado,
Não se esqueça: a Urologia é para todas as pessoas e idades
É esperado que muitas pessoas acreditem que a especialidade da Urologia serve quase que exclusivamente
Setembro Vermelho – O mês para falar sobre a saúde do coração
O mês de setembro tem muitas cores, visando falar de diferentes lados da saúde. O